Reveladas quatro cenas do filme (atualizado)

comic-book.jpgA campanha de marketing para o novo filme de Jornada nas Estrelas começou e J. J. Abrams iniciou uma “turnê” para mostrar o filme a imprensa. Acompanhado de Simon Pegg, o diretor apresentou, em Londres, quatro cenas do longa metragem, onde vemos Pine, Quinto, Pegg e até o velho Nimoy. O texto contém spoilers.

O site Den of Geek, assim como IGN, Empire Online, Guardian, publicaram uma descrição de quatro cenas do próximo filme de Jornada, que foram comentadas pelo próprio J. J. Abrams. Veja abaixo alguns detalhes de cada cena, incluindo pequenos diálogos.

Primeiramente, temos mais algumas informações a respeito do trailer pelo site TrekMovie.

1. A Enterprise pode ser vista no trailer, sendo construída em solo na região de Iowa.

2. A Enterprise e a Kelvin também são vistas em rápidas cenas de batalha.

3. Existe uma nova versão do “efeito de dobra” visto pela tela panorâmica, a qual é mais do que um “borrão”, um “rastro de estrelas” da era A Nova Geração.

4) Kirk é visto definitivamente guiando um Corvette, usando o câmbio de marchas.

5) O trailer termina com as palavras do vilão Nero, “A espera acabou”.

CLIP UM.

Esse trecho de cena mostra Kirk (Pine) levando uma surra de alguns cadetes da Frota em um bar perto do local de construção da Enterprise. Os cadetes estavam, na realidade, tentando defender Uhura, de um insistente e implacável importunador Kirk. Na cena, Uhura está sentada sozinha estudando exo-linguística, quando o embriagado Kirk chega e se apresenta: “Jim. Jim Kirk”. Nesse um ponto da cena Kirk faz menção à famosa habilidade lingüística de Uhura, dizendo, “Isso deve significar que você tem uma língua mágica”. E ela responde: “Estou impressionada. Pensei que você fosse apenas um caipira mudo que apenas tem sexo com animais da fazenda”. “Não somente”, replica o importunador. Então, um grupo cadetes ou soldados aparece e pergunta a ela se Kirk a está pertubando, ela responde que “sim”, mas que poderia dar conta sozinha. No entanto, o grupo avança sobre Kirk, dizendo para ele sair dali. Existem quatro deles contra um, mas Kirk diz-lhes para voltarem com mais quatro. Após uma luta, durante a qual Kirk acaba, inadvertidamente, pondo as mãos nos seios de Uhura antes dela jogá-lo de volta a briga, ele é finalmente imobilizado numa mesa e socado violentamente pelo líder do grupo, até ser resgatado pelo capitão Christopher Pike (Bruce Greenwood), que entra no bar, e é mostrado como o primeiro capitão da Enterprise. 

A cena corta e na sequência já se passaram 10 minutos. Kirk está sentado em frente a Pike recheado de algodão em seu nariz para estancar o sangramento, enquanto Pike o adverte por estar constantemente em apuros e não engajar-se na Frota Estelar, apesar do seu nível de pontuação de gênio no teste. “Você poderia ser oficial em quatro e ter a sua própria nave em oito anos”, promete o capitão. A cena termina com Pine lembrando Kirk que seu próprio pai foi capitão de uma nave por apenas 12 minutos e conseguiu salvar mais de 800 vidas – incluindo a mãe de Kirk – e o desafia a fazer melhor. Na cena final, Kirk aparece em sua moto indo em direção ao local de construção da Enterprise. Ele chega no ponto de decolagem das naves auxiliares, e admira-se de toda aquela tecnologia, dizendo a si mesmo: “Quatro anos? Eu farei em três”. 

O site TrekMovie acrescentou alguns detalhes visuais e curiosidades desta cena.

O bar parece como os modernos de hoje, com apenas alguns “toques futuristas”. A Uhura estava vestindo um uniforme de cadete vermelho, enquanto Kirk, em roupas civis. Pike veste um uniforme em casacão negro com uma insígnia dourada da Frota. Entre as bebidas de Uhura, incluem-se um Budweiser Clássico e uma Cardassiana. Pike refere-se a Frota como “uma armada de manutenção da paz e humanitária”. A moto de Kirk é futurista, mas não é uma hoverbike como a do policial no trailer. A nave auxiliar vista nesta cena é uma reminiscência da série original, só que mais comprida.

CLIP DOIS.

Abrams diz que esta cena é uma continuação da anterior. Kirk continua a ter problemas após a sua inscrição na Frota Estelar, e que, quando todos os outros graduados foram designados para as naves, ele não recebe nenhuma designação. O amigo de Kirk, Doutor McCoy (Karl Urban), consegue levá-lo à bordo da Enterprise, na primeira viagem de Pike, invocando artigo 691, que estabelece que um médico pode trazer a bordo qualquer pessoa que considere necessitar de tratamento. Para qualificar Kirk nesta lacuna, McCoy dá-lhe um desagradável, mas não letal vírus.

À medida que vamos avançando na cena, Kirk parece muito doente, quando McCoy arrasta-o ao longo de uma cama para uma grande e espaçosa enfermaria da nave. McCoy dá a Kirk algo para aliviar os efeitos do vírus, mas Kirk tem uma reacção alérgica e suas mãos començam a inchar.

Ao longo da ponte, Pavel Chekov (Anton Yelchin) tenta dar logon com identificação por voz, mas o computador não permitirá acessá-lo até que ele possa pronunciar corretamente o seu ‘V’ de Victor.

A Enterprise recebe uma mensagem urgente da Frota, com ordens para ir a Vulcano. Chekov anuncia à tripulação que existe uma catastrófica tempestade elétrica em Vulcano, e que a Enterprise irá ao salvamento. Mas ao ouvir isso, Kirk reconhece a descrição da tempestade como idêntica a um ataque Romulano que teve lugar no período do seu nascimento (e da perda da USS Kelvin), e está determinado a avisar o Capitão Pike de que ele está indo a uma terrível armadilha. Desesperado, pula da cama e sai correndo da enfermaria, tendo McCoy ao seu encalço.

Kirk localiza Uhura, ainda não fixada na ponte, e tenta convencê-la a ajudá-lo, mas, o efeito do medicamento faz a sua lingua parar de funcionar. McCoy eventualmente consegue estabilizá-lo para que ele possa falar com Pike.

A cena corta para a nave de Nero, onde um de seus oficiais diz: “Nero, sete naves da Federação estão a caminho”.

A cena corta novamente e mostra um feixe emitido pela nave de Nero, perfurando a superfície de Vulcano. Uma figura observa o ataque. É a mãe de Spock (Winona Ryder).

De volta a Enterprise, Kirk entra na ponte dizendo: “Vulcano não está experimentando um desatre natural. Está sendo atacado pelos romulanos”. Ao ver confrontando Pike na ponte, o desafeto Spock tenta retirar o ousado jovem por meio da segurança, mas Kirk foi capaz de convencer tanto o seu capitão, quanto Spock do perigo que eles estão enfrentando, relatando a semelhança com os dados da USS Kelvin e que naquele período 47 naves Klingons haviam sido destruídas por uma única nave Romulana. Então Pike dá a ordem: “Alerta vermelho. Levantar escudos”. 

Saindo da velocidade de dobra, a Enterprise encontra-se instantaneamente navegando no meio de cascos de naves e destroços como resultado de uma enorme batalha espacial. Uhura é enviada a seção de comunicação porque ela fala todos os três dialetos Romulanos. Isto não é um fenômeno natural …

CLIP TRÊS

Abrams explica que a contínua impulsividade de Kirk forçou Spock – agora no comando da Enterprise – a exilá-lo, temporariamente, em um um planeta gelado desconhecido com uma estrutura de abrigo. Aqui,  Kirk encontra o velho Spock, interpretado por Leonard Nimoy (não há detalhes do porquê Nimoy aparecer ali). Spock/Nimoy aparece mais velho e com cabelos grisalhos.

À medida que avança a cena, Spock (Nimoy) e Kirk (Pine) encontram Scott (Pegg), que está igualmente exilado, e com temperamento hostil. Ao ver Scott, o velho Spock levanta sua sobrancelha e diz um “fascinante”. Scott conversa, com alguma contrariedade, sobre os seus esforços para efetivar a transferência de matéria dentro de uma nave, que se desloque a velocidade de dobra. Isso é algo que Kirk e Scott precisam saber para poderem usar o terminal transportador de mão do velho Spock, e voltarem a ação.

Spock (Nimoy) informa a Scott (Pegg) que em seu futuro, ele irá resolver o problema de teletransportar entre naves em velocidade, e mostra-lhe a fórmula que está destinada a funcionar. O engenheiro declara (com a evidência estampada). “Claro! Eu nunca teria pensado no espaço como uma força em movimento!” e pergunta: “Você veio do futuro?”.

Spock (Nimoy) informa a Kirk que ele vai precisar revogar o comando do jovem Spock (Quinto) com o velho artifício de “inapto para o comando” (visto muitas vezes em Jornada) e que ele deveria fazer isso pondo o jovem Spock emocionalmente instável. O velho Spock declara que não será difícil, e que ele próprio é assim. 

Quando Kirk e Scott se preparam para serem transportados, o velho Spock diz que não irá com eles e que esse não é o seu destino, pedindo a Kirk para que nunca conte ao jovem Spock sobre sua existência. Por fim, Spock e Kirk travam um último diálogo.

Spock: “Pare Nero, assuma o comando da nave”.
Kirk: “Como? Sobre o seu cadáver?”
Spock: “De preferência, não.”
Kirk: “Voltar no tempo para mudar a história é trapaça”.
Spock: “Um truque que aprendi com um velho amigo”.

No momento em que o transporte é energizado, Spock faz a saudação vulcana dizendo: “Live long and prosper”.

CLIP QUATRO

Kirk e Sulu estão em uma nave de transporte tipo dropship (cujo interior é muito semelhante a nave de reconhecimento do filme Alien), juntamente com um agente de segurança chamado Olson e o capitão Pike pilotando. Sulu e Kirk estão vestindo um traje espacial de cor azulada, mas o de Olson é vermelho. A situação é de emergência, então Pike passa o comando a Spock e promove Kirk a oficial, a contragosto de Kirk, uma vez que ele queria o comando da nave.

A missão é pôr fim à uma perfuratriz tipo corrente com plataformas intersticiais, que está a 20 milhas (32 quilômetros) abaixo de uma nave romulana em órbita. Impedir que ela conclua os seus trabalhos e crie uma singularidade que vai engolir Vulcano. Vulcano tem apenas minutos antes do Big One (algo de efeito devastador). Spock (Quinto), no comando, dá a Chekov o leme e se transporta até a superfície para salvar o senado Vulcano – incluindo os pais dele. É dado ordem para evacuar Vulcano, tanto quanto possível, nos minutos remanescentes.

Em outra cena, McCoy é promovido a médico chefe, quando seu oficial superior médico morre. Magro tem de lidar com uma enfermaria destruída e vários enfermos.

Voltando à missão, Kirk, Sulu e Olson são lançados para fora da nave em queda-livre na atmosfera, para atingirem uma das várias plataformas da perfuratriz. É uma longa queda. Ao chegarem a certa altura, Kirk e Sulu acionam seus para-quedas, mas Olsen espera ficar mais próximo de uma delas. Quando puxa a corda é tarde demais. Ele atinge a plataforma e se dirige ao feixe, sendo vaporizado. Kirk também bate numa plataforma a 4 milhas do chão (6 quilômetros), mas escapa a tempo. Ele luta com romulanos na plataforma corpo a corpo e usa seu capacete para acertá-los. Sulu está na mesma plataforma lutando com outros romulanos. Kirk está em apuros, pendurado na beira da plataforma com romulanos tentando empurrá-lo para baixo. Quando surge Sulu e o salva. Kirk vendo que não tem mais granadas pega um disruptor romulano e atira no centro da perfuratriz até ela parar e pegar fogo.

Em outra cena, Nero, ao ver que a máquina parou, ordena que seja jogada a “matéria vermelha” dentro do buraco e observa que a interferência de Kirk e Sulu chegou tarde demais – a singularidade começará. A nave romulana abandona a perfuratriz e Kirk e Sulu são teletransportados minutos antes da destruição da máquina, mas ainda resta o destino do planeta.

O site TrekMovie acrescentou alguns detalhes visuais e curiosidades desta cena.

A nave de Nero é de cor marrom escuro, mais sombria e metálica, com peças expostas fora dela. Ela é diferente das naves romulanas das séries. Os romulanos são mais agressivos que os da série original ou de A Nova Geração. Kirk, Sulu e Olsen têm de usar para-quedas porque o teletransporte é interceptado pela máquina. Sulu fala com Kirk sobre esgrima quando são levados a missão. Ele usa uma espada katana contra um romulano que está portando um machado. Quando Chekov teletransporta Sulu e Kirk, Pike que pilotava a nave auxiliar, não é visto.

O TB estará atento para mais novidades ou quando sair o trailer. Fique ligado.

Nota: Foi acrescentada uma fala de Scott não publicada anteriormente. Quando Scott (Pegg) encontra-se com Spock (Nimoy) e Kirk (Pine) ele revela que seu feixe de transporte experimental funcionou perfeito, mas não mostrou-se tão bem assim com o beagle (cão) do almirante Archer. 

Fonte: TrekMovie e TrekWeb