VOY 1×12: Cathexis

Janeway e Paris

Episódio que fala de paranoia marca ponto mais baixo da primeira temporada

Sinopse

Data estelar: 48734.2

Um ataque a uma nave auxiliar pilotada por Chakotay e Tuvok deixa ambos feridos e o comandante com aparente morte cerebral. O Doutor explica que algo drenou toda a energia bioneural do cérebro do primeiro oficial. O prognóstico parece terrível, mas Torres coloca uma roda medicinal nativa americana perto da cama de Chakotay, na esperança de que isso ajude o seu amigo a encontrar o caminho para a cura dos ferimentos.

Depois que Tuvok se recupera, revela que eles foram atacados por uma nave não identificada que emergiu de uma nebulosa de matéria escura. Janeway ordena que a Voyager retorne àquelas coordenadas para investigar o ocorrido, mas antes que consiga chegar ao local, a nave muda de curso. O computador navegacional implica que foi Paris quem alterou a rota, mas ele nega. Pouco tempo depois, Torres inicia a desativação do núcleo do reator de dobra, mas, assim como Paris, ela não se lembra de ter instigado tal ação. Quando o Doutor os examina, descobre que um estranho padrão de ondas cerebrais foi sobreposto neles durante os incidentes – o que sugere que uma entidade alienígena momentaneamente tomou o controle de suas mentes. Como precaução, Janeway transfere os códigos de comando da nave para uma fonte não orgânica: o Doutor.

Tuvok, B'Elanna, Kes e Janeway

Quando Kes diz a Janeway que vem sentindo uma presença alienígena a bordo, Tuvok propõe que seja feito um elo mental com a ocampa para ajudá-la a concentrar suas habilidades telepáticas. Porém, pouco tempo depois, os dois são encontrados inconscientes, resultado de uma descarga energética semelhante àquela que atingiu a nave auxiliar, segundo Tuvok. Mais tarde, alguém desativa o programa do Doutor. Sem ele em cena, os códigos de comando voltam para a capitão, que decide dividi-los com Tuvok. A força desconhecida tenta se apossar de Janeway, mas a tripulação a incapacita. A entidade então salta para Kim, depois para o tenente Durst e, quanto toma Tuvok, ele dispara contra todos na ponte.

Uma série de pistas indica que Tuvok está mentindo para seus colegas. Eles descobrem que não havia uma nave na nebulosa e parece que os ferimentos de Kes são resultado de um aperto muscular vulcano. Sob as suspeitas, Tuvok toma o controle da Voyager e traça um curso para dentro da nebulosa, onde diz que vivem os komares. Mas antes que consiga colocar a nave dentro da anomalia, algo faz com que Torres ejete o núcleo do reator de dobra. Assim, tudo indica que Tuvok tem estado sob o controle dos komares e que Chakotay vem saltando de tripulante em tripulante para impedir que a nave entre naquela região.

Por fim, a tripulação consegue dominar o vulcano e a entidade deixa a Voyager para se reunir com os outros de seu tipo na nebulosa. Os oficiais têm que sair da área, mas não conseguem navegar pelo fenômeno espacial. Na enfermaria, Neelix recombina as pedras na roda medicinal de Chakotay. Janeway então percebe que se trata de uma mensagem de seu primeiro oficial indicando o curso a seguir, e a nave deixa a nebulosa bem a tempo. Mais tarde, o Doutor consegue reintegrar a energia neural deslocada de Chakotay em seu corpo e o ressuscita.

Comentários

“Cathexis” representa o ponto mais baixo da temporada. Com um enredo desinteressante e pouco consistente, o episódio pode ser sintetizado em uma palavra: esquecível.

Cathexis title card

O intuito original foi criar um clima de suspense e terror quando uma entidade alienígena toma conta das mentes e dos corpos de tripulantes da nave. A partir daí, uma situação paranoica começa a tomar forma, já que ninguém pode garantir que seu colega não esteja tomado pela criatura em um dado momento.

A verdade é que esse ângulo poderia ter sido explorado para trazer à tona algo sobre os personagens, ou como eles lidariam com essa paranoia gerada em torno da presença alienígena. Infelizmente, os roteiristas não conseguiram trazer isso.

Muito pelo contrário, os personagens não parecem mais que um bando de tripulantes, em vez de serem pessoas específicas, com características específicas.

Doutor e B'Elanna com a roda medicinal do Chakotay

Para fechar com chave de ouro, Chakotay, na forma de alma penada, faz as vezes de anjo da guarda da Voyager. A premissa já apareceu antes em Jornada, quando Spock tornou-se invisível (na verdade, muito rápido) e efetuou reparos na Enterprise (no episódio “Wink of an Eye”), mas até na Série Clássica a situação foi mais verossímil.

Para resumir, o episódio simplesmente não convence. Falta propósito, enredo e interação entre os personagens. Isso só para não mencionar o senso do ridículo. Mais uma das “bolas fora” creditada a Brannon Braga e Joe Menosky.

Avaliação

Citações

“Just because a man changes his drink order doesn’t mean he’s possessed by an alien.”
(Só porque um homem pede uma bebida diferente não quer dizer que esteja possuído por um alienígena.)
Doutor

Trivia

  • “Eu tive um trabalhão com esse script”, diz Brannon Braga, que escreveu o roteiro juntamente com Joe Menosky. “Michael Piller procurou fazer uma história sobre paranoia, o que na hora pareceu bem interessante. Porém, vimos como é difícil fazer um show sobre paranoia tendo uma nave da Federação como cenário. Lá as pessoas não agem dessa maneira. É uma história complexa, como geralmente as minha são”, conclui Braga.

Ficha Técnica

História de Brannon Braga & Joe Menosky
Roteiro de Brannon Braga
Dirigido por Kim Friedman

Exibido em 01 de maio de 1995

Título em português: “Catexe”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Brian Markinson como Durst
Michael Cumpsty como Lorde Burleigh
Carolyn Seymour como sra. Templeton

Enquete

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio

Be the first to comment on "VOY 1×12: Cathexis"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*