Scott Bakula diz que aceitaria retornar a Star Trek

Num evento para arrecadação de fundos para o “Hollywood Food Coalition”, o TREKtalks2 teve como convidado o ator Scott Bakula. Um dos protagonistas da série Star Trek: Enterprise, como o capitão Archer, Bakula tocou em algumas questões sobre seu papel na série e como Enterprise poderia ir além das quatro temporadas,

Uma das questões discutidas por Bakula foi como ele vê o cancelamento da série devido a problemas na UPN. Ele aponta mudanças na rede de propriedade da Viacom durante a era de 2001-2005, quando Enterprise estava no ar, afirmando sua crença de que o programa teria igualado as 7 temporadas (como as séries antigas) se tivesse sido distribuído como foi com A Nova Geração e Deep Space Nine:

Se tivéssemos ido ao ar pelo syndication, teríamos conseguido sete temporadas fácil, fácil e arejado. E nossos números estavam além do que qualquer outra pessoa havia feito quando começamos, mas a natureza da rede de televisão… era apenas um animal diferente. Houve muitas mudanças na hierarquia, não só da Paramount, mas da rede. E nós estávamos lá em um momento meio infeliz. E, no entanto, ainda tenho que dizer, com gratidão, temos quatro temporadas. Mas sim, teria sido bom fazer mais. Com certeza tínhamos mais histórias para contar, lugares para onde ir, mas não deu certo.

Você realmente não pode apontar o dedo para uma pessoa ou outra. Houve tantos elementos para o início da UPN e a transição lá em termos do presidente da UPN Dean [Valentine] saindo em 2002. E as pessoas da Paramount também saíram. Muitos campeões que eram do pessoal de Star Trek partiram durante os quatro anos. Foi uma época estranha e volátil. Mas nós abrimos caminho através disso. E estou muito feliz por termos conseguido os quatro anos, porque houve um momento em que teríamos apenas três anos e isso seria uma pena.

Um ano após o Enterprise ser cancelada, a emissora UPN deixou de existir. A rede se uniu à The WB para formar a The CW, uma joint venture entre a CBS e a Warner Brothers. Apenas um punhado de ex-programas da UPN fez a transição para a CW, com Veronica Mars sendo o único drama roteirizado a fazê-lo.

Aberto para retornar ao Trek

Quando perguntado se ele seguiria os passos de Patrick Stewart e outros atores veteranos de Star Trek para retornar ao papel de Jonathan Archer, Bakula disse estar aberto à ideia. O ator comentou que se recebesse uma ligação do produtor executivo Alex Kurtzman, ele o ouviria:

Eu tenho feito isso por muito tempo para dizer nunca ou não a ninguém. Eu falo com todo mundo sobre coisas. Então, com certeza.

Ele também indicou que está aberto a seguir outros atores legados ao emprestar sua voz para uma série animada de Star Trek:

Eu fiz um monte de animação e dublagem, então eu gosto disso. Simplesmente não apareceu na minha mesa. Mas eu gosto de ser chamado de “legado” em vez de “antigo Trek”. Isso é muito simpático.

Falando em geral sobre como a franquia continua a criar novos shows, Scott discutiu porque ele ainda vê Star Trek como relevante:

A razão pela qual permanece relevante, infelizmente, é que temos a maioria dos mesmos problemas que ainda existem em nosso planeta. Não demos o salto para descobrir que estamos todos juntos nisso … isso saiu direto do manual Trek. E temos que resolver isso neste planeta primeiro, e estamos muito, muito longe disso, aparentemente, julgando pela forma como estamos vivendo uns com os outros. Portanto, essas histórias permanecem relevantes e comoventes. E por mais que sejam analisadas ​​em todas essas diferentes encarnações, elas são valiosas. Eu sempre amei Star Trek porque você encobre com as coisas do espaço, mas, então, você esgueira por todas as coisas difíceis bem no meio dela. É uma beleza. Ainda é.

 

Feliz ao ver novos fãs gostando de Enterprise

O ator também disse que ficou satisfeito em saber que as pessoas ainda estão descobrindo a série Enterprise por meio do streaming:

Quando estávamos no meio da produção do programa e quando terminamos nossa quarta temporada, todos conversamos sobre a esperança de que a série fosse mais apreciada com o passar do tempo. Porque eu senti que alcançamos algo maravilhoso nesses quatro anos, especialmente, na minha opinião, nos últimos dois anos e meio – esse tipo de construção por meio do elemento Xindi e com o componente 11 de setembro fundindo os cérebros dos escritores e mentes e corações. Estávamos sempre esperançosos, todos nós. Fizemos um bom trabalho e esperamos ser apreciados com o passar do tempo. Estou emocionado.

Bakula apontou o espírito de exploração da série como algo de que ele se sentia particularmente orgulhoso:

Eu amo esse espírito da série, que é o que buscávamos desde o início. Eu comparo com a série original. E havia aquele aspecto positivo – meu personagem tinha esse avanço e esse tipo de aspecto do oeste selvagem de tudo, mas, ao mesmo tempo, vamos fazer algo pela humanidade. Vamos colocar a humanidade lá fora em um bom caminho. Vamos tentar trabalhar com os outros. Ele não saiu com muitas fichas em seu ombro sobre com quem faria ou não negócios. Depois que ele superou a coisa vulcana, acho que ele estava navegando livremente. Fiquei muito, muito satisfeito com o resultado do show.

As quatro temporadas da série Enterprise estão disponíveis pela Netflix ou pelo Paramount+.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok