Kate Mulgrew avalia a jornada da capitã

Em entrevista à edição de setembro da revista “Star Trek Monthly”, Kate Mulgrew disse que o que levou Janeway de ‘Caretaker’ a ‘Endgame’, foi o fato de a capitã nunca ter perdido a noção de quem era.

“O episódio-piloto iniciou a saga e o final abraçou tudo,” contou a Ian Spelling (através do site Totally Kate!).”Eu consigo ver a linha entre os dois episódios. Ela era a mesma mulher, mas no final estava mais madura e vivida. Sobreviveu às lições mais difíceis da vida e é isso que eu acho mais comovente. Janeway nunca perdeu sua humanidade.”

E que episódios de Voyager mostraram o desenvolvimento da capitã ao longo dos anos? “Eu diria que foram o piloto – ‘Caretaker’-, depois ‘Death Wish’, ‘Counterpoint’ e o finale, ‘Endgame’. Também poderia acrescentar ‘Workforce, Partes I e II’, porque acho que foram episódios excelentes e muito importantes para Janeway, mas não vou,” disse.

“Cada um deles teve um momento importante, transicionalmente, para Janeway e para mim como atriz,” continuou. ” ‘Death Wish’ me despertou. Ganhei uma nova confiança com esse episódio. É claro que eu tive o apoio do meu amigo John de Lancie (Q) e o roteiro era maravilhoso. Os argumentos acerca do suicídio foram bastante fortes.”

O episódio final foi crítico tanto para o desenvolvimento pessoal de Janeway quanto para a saga da tripulação da Voyager. Embora houvesse muito que ‘Endgame’ devesse realizar, Mulgrew acha que as decisões corretas foram tomadas. “Eu sei que talvez tivessem sentimentos de anti-clímax no final, mas adorei sua simplicidade. Foi assim que começamos sete anos atrás e achei que assim é que devíamos terminar. Sabíamos que eles chegariam em casa de um modo ou de outro, então por que encrementar tanto? Estava muito grande como estava, certo? Alguns podem ter querido uma grande cena da nave chegando em casa, com fogos de artifício e confetes, mas não acho que teria sido adequado. Considerando o que vivemos por sete anos, achei o final muito apropriado. Não foi apenas apropriado, mas inteligente. Isto é a vida. Isto é a ficção científica. E o finale foi verdadeiro para os espíritos da vida e da ficção científica.”

Seu envolvimento com Jornada pode ter chegado ao fim, mas Mulgrew deseja tudo de bom para o elenco e equipe de Enterprise. “Eu não daria nenhum conselho ao elenco,” disse. “Eu especialmente sinto que não preciso dar qualquer conselho a Scott Bakula (Jonathan Archer). Ele obviamente conhece esse jogo melhor do que eu. Ele conduziu uma difícil barganha com o estúdio, sabia o que queria e é um veterano. Além disso, já fez um programa de ficção científica (Quantum Leap). Então sabe o que está fazendo. Só desejo boa sorte a todos.”

Fonte: TrekToday