Review: Star TrekOngoing #12

A editora IDW segue com sua coleção em quadrinhos Star Trek Ongoing contando as aventuras da Enterprise do filme Star Trek no período anterior a continuação de 2013. Nesta décima segunda edição temos o final da história dos Pingos e as consequências para Kirk e sua turma. Veja um resumo dessa segunda parte de The Truth About Tribbles.

Escrito por Mike Johnson e arte por Claudia Balboni The Truth About Tribbles (A Verdade Sobre os Pingos) Parte 2 traz uma versão dos famosos Pingos para dentro do universo de J. J. Abrams. Embora, inspirada no episódio The Trouble With Tribbles, a história segue um caminho diferente da original, antecipando o encontro da Enterprise com as criaturas felpudas.

Na primeira parte Scott, sem autorização superior, usa a tecnologia do transporte em dobra (mostrado no primeiro filme), para levar um Pingo (aquele da gaiola) da Enterprise a Terra, com a finalidade de ser estudado por seu sobrinho. Enquanto isso, seguindo o rastro de uma nave Klingon, a Enterprise se depara com o planeta Iota Germinorum IV cheio de criaturas peludas multiplicando-se descontroladamente. O grupo de desembarque se vê as voltas com uma bomba Klingon prestes a explodir na superfície do planeta e predadores nada amistosos. Para piorar a situação essa mesma rápida reprodução acontece no laboratório da Academia da Frota, espalhando-se por todo o campus.

Scott consegue descobrir o gatilho para desarmar a bomba, mas para isso requer a confirmação vocal em linguagem Klingon. Com as habilidades linguísticas de Uhura a bomba é desativada.

De volta a nave, Kirk recebe do almirante Pike notícias de uma infestação descontrolada de Pingos na Academia. Pike diz que o sobrinho de Scotty confessou ser seu tio o responsável pelo transporte da criatura sem obedecer os protocolos de quarentena. Scott está em sérios apuros.

O engenheiro da Enterprise se justifica dizendo que o teste com o Pingo foi para tentar resgatar o beagle do almirante Archer, perdido no transporte entre planetas.

Numa reunião de emergencia para tentar resolver o problema, menciona-se Spock Prime, como fonte de consulta, o que foi rebatido por Spock elegando que seu “outro eu” não quer causar mais interferências na linha de tempo. A alternativa foi estudar a criatura em laboratório.

Na esperança de encontrar uma maneira de controlar sua proliferação, McCoy e Sopck vão ao centro médico analisar um Pingo que trouxeram da superfície. Uma discussão com Scott e Spock dá a pista para uma solução de refrigeração, já que o espécime cativo de Scott em Delta Vega não se reproduziu.  Mas outro problema surge na nave, Rand avisa que a bomba Klingon trazida para analise tinha um Pingo em seu interior que começou a se reproduzir, infestando a engenharia.

Kirk ordena o isolamento da seção, e Scott se oferece para testar a teoria entrando na engenharia para acionar o sistema de refrigeração de emergência. A medida tem sucesso e a taxa de procriação dos Pingos decaí para níveis toleráveis, Kirk comunica a descoberta ao almirante Pike que põe em prática o resfriamento das criaturas com os crio-spray.

Pike diz que a Inteligencia da Frota assumiu o controle da situação e recolheu alguns espécimes para estudo, o que teve protestos de Kirk. Pike informa que não será necessária uma punição mais séria contra Scott, já que ele foi responsável por parte da solução, arriscando sua vida dentro da engenharia. Ficando a advertência para Kirk ter um controle maior de sua tripulação.

No fim da história, a Enterprise segue em nova missão e Scott tem sua absolvição com o retorno do beagle ao seu dono.

A próxima edição de Star TrekOngoing, a de número 13 retratará os velhos e bons redshirts, com lançamento para o dia 19 de setembro.