Equipe e elenco revelam detalhes do finale “Endgame”

Salvador Nogueira
Editor do Trek Brasilis

O episódio que fechará Voyager, “Endgame”, promete ser uma viagem emocional tão grande para o público quanto foi para os atores da série. “Nem tudo será fechado perfeitamente”, diz Kenneth Biller, produtor-executivo da série durante a temporada final.

“O finale é menos sobre pirotecnia do que é sobre as pessoas em si”, ele disse à revista TV Guide, que está comemorando o final da quarta série de Jornada com uma edição especial com quatro diferentes capas.

“Nosso maior desafio foi surpreender nossa audiência e ainda assim satisfazer às expectativas”, disse Biller. Rick Berman, co-criador da série, concorda. “Acredito que esse finale irá manter as pessoas tentando adivinhar até o último momento.”

A TV Guide teve a chance de observar uma cena que aconteceu na sala de reuniões da nave, em que uma idosa almirante Janeway vem à Voyager de 23 anos no futuro para levar a nave para casa. Suas táticas irão dar à nave uma janela de 10 seguntos para chegar em casa em uma tentativa que poderia ter consequências trágicas se falhasse. A capitã Janeway se recusa a fazer a tentativa caso não houvesse unanimidade entre os oficiais seniores. Eles aceitam os riscos. “Talvez não seja o destino que importe”, diz Harry Kim. “Talvez seja a jornada.” A cena termina com o elenco erguendo seus copos em um brinde.

Outra cena registrada pela TV Guide acontece na ponte da Voyager, no momento em que a nave está sob ataque dos Borgs. A batalha é iniciada pela almirante Janeway e obriga a Voyager a ficar face a face com a Rainha Borg, interpretada por Alice Krige, e sua armada de cubos.

As duas Janeways irão se confrontar na cena, enquanto a nave é sacudida por ataques dos Borgs. Não se sabe como a sequência irá terminar, mas Rick Berman promete que não irá desapontar. “Há muita ação no ato final de Voyager, muito dinheiro na tela, e muitas explosões”, disse.

O finale também mostrará o nascimento do bebê de B’Elanna Torres e Tom Paris. Mas, no estilo de Voyager, o parto não transcorrerá sem complicações. “Paris não está lá para o parto porque ele está ocupado no leme”, revelou Roxann Dawson (B’Elanna).

Robert Beltran (Chakotay) confirmou que o finale trará um romance entre seu personagem e o de Jeri Ryan (Seven of Nine). Mas ele ainda está um pouco amargurado pelo modo como a relação entre ele e a capitã foi apresentada durante a série. “Chakotay deu a conhecer seus sentimentos por Janeway e foi rapidamente descartado –dolorosamente, em minha opinião”, ele afirma.

Os últimos dias de filmagem foram uma época de avaliação retrospectiva para a série. Berman estava muito orgulhoso do que Voyager conseguiu. “A virtude da série foi ser nova e diferente”, disse. “Ter uma capitã que agia independentemente da Frota nos deu montes de possibilidades de histórias, mas, no lado negativo, Jornada é sobre ir ao espaço, não tentar voltar dele. Houve sempre um pouco de incômodo na cabeça dos fãs que amam esse senso de exploração.”

Kate Mulgrew (Janeway) descreveu seu maior desafio. “A maior faixa de público em Jornada é de rapazes entre os 15 e 25, então você pode imaginar o horror, em um nível antropológico, com que a maioria desses garotos olhava para mim”, disse. “Era como ter sua própria mãe como capitã! Levou um bom ano ou dois para seduzi-los.”

A quarta temporada de Voyager foi marcada pela adição de uma nova tripulante, Seven of Nine. “Nada pessoal, mas em um nível mais profundo eu pensei, ‘Droga, se apenas eles me dessem uma chance…’, disse Jeri Ryan, discutindo a decisão da rede de trazer sua “bombástica presença loira para aumentar a audiência”. Ryan foi defensiva a respeito do assunto. “Até a inclusão de Seven, Kate era o foco de toda a publicidade”, disse. “Estou certa de que foi difícil para esse foco mudar. Mas o que eu ia fazer –não fazer propaganda para não precisar andar na ponta dos pés depois?”

Mesmo com o episódio já concluído e a série encerrada, Voyager não deve ser esquecida tão facilmente. E o elenco está preparado. “Os produtores nos avisaram desde o início”, diz Robert Picardo (Doutor), “que uma vez que entramos nesse mundo, nunca iremos sair, exceto com a morte. E mesmo assim, suas camisetas, pôsteres e bonequinhos seguiriam em frente.”