A série vai explicar mudanças dos Klingons?

A última edição da revista “Star Trek Communicator” traz uma entrevista com o roteirista Mike Sussman, que começou sua trajetória em Jornada com Voyager e atualmente escreve com Phyllis Strong em Enterprise. Ele fala basicamente da questão da continuidade no universo de Jornada e da consciência dos atuais produtores.

“Estamos muito conscientes do que veio antes, e nós tentamos sempre respeitá-la. Nós somos todos fãs das outras séries e nos divertimos incluindo uma referência do futuro, mesmo que só um punhado de telespectadores vá percebê-la. Eu acho que Phyllis e eu deixamos mais referências em nossos roteiros do que qualquer outro este ano. Mencionamos os Malurianos, os Telaritas, Coridan. Até colocamos a cidade natal de Spock, Shikahr, da série animada.”

Os Klingons apareceram várias vezes na primeira temporada e causaram dores de cabeça para os fãs sobre possíveis violações de continuidade. Sussman admite os problemas.

“Os Klingons são uma raça que eu imagino que vamos revisitar. A equipe falou de mostrar sua evolução para os Klingons de ‘cabeça lisa’ e mais violentos da era da Série Clássica. Eu não sei sobre as testas lisas, mas eu estaria interessado em descobrir por que os Klingons nunca falaram sobre honra em todos os anos em que Kirk lidou com eles”, disse Sussman. “Eles realmente pareciam muito mais interessados em glória e em traição do que honra naqueles dias. Talvez eles tenham descoberto que aquela coisa toda de ‘honra’ não estava dando certo para eles. Há tanos meios interessantes de usar os Klingons. Acho que a escolha menos interessante é mostrá-los se comportando exatamente do mesmo modo que iriam no século 24, e eu acho que somos um pouco culpados disso nessa temporada.”

Sussman também fala sobre o trabalho com os Vulcanos em Enterprise, dizendo que é um esforço para adicionar alguma dimensionalidade aos famosos alienígenas de Jornada.

“Rick [Berman] e Brannon [Braga, os produtores de Enterprise] fizeram algo interessante quando encontramos os Vulcanos no piloto. Esses Vulcanos não eram os amistosos e colaboradores iguais ao Spock com quem estamos familiares; eles eram arrogantes e condescendentes. Foi um passo audacioso reexaminá-los, e não é algo que tenha sido sempre popular com alguns dos fãs. Eu acho que foi em ‘Journey to Babel’ que um dos personagens disse que os Vulcanos não acreditam que a paz deva depender da força. Mas parece claro que os Vulcanos desse século têm algumas idéias diferentes. Eu imagino que ao longo da série veremos a cultura Vulcana evoluir… e talvez nem sempre na direção que a audiência pode esperar.”

O escritor também aponta que a continuidade de Jornada já está meio bagunçada, ao defender a controversa aparição dos Ferengi na última temporada.

“Encontrar os Ferengi foi provavelmente uma das escolhas mais controvertidas desta temporada, mas acho que estruturamos o episódio de um modo que preserva o primeiro contato de Picard com eles. Além disso, todo fã de DS9 sabe que o real primeiro contato da Terra com os Ferengi foi em Roswell em 1947!”

Poderemos ver os Tholianos e outras raças pouco usadas nas outras séries de Jornada? Sussman é cauteloso.

“Há muitos alienígenas que gostaríamos de usar. Quem não gostaria de ver o primeiro contato com os Tholianos? Mas esse é o desafio e o perigo de escrever uma série prelúdio. Eu acho que uma das razões pelas quais os Tholianos são favoritos é porque são misteriosos; nós os vimos apenas uma vez na tela. Eles são alguma forma de vida cristalina, ou aquele era só um cara num capacete? Tão logo comecemos a preencher as lacunas, há um risco de que eles se tornem bem menos interessantes. Algumas pessoas disseram que foi isso que aconteceu com os Borgs há alguns anos.”

Para terminar, Sussman fala que um aspecto da continuidade que mereceria mais atenção é a tecnologia de camuflagem de naves.

“Eu não acho que deveríamos estar encontrando muitos alienígenas com tecnologia de camuflagem no meio do século 22. Em ‘Balance of Terror’ parecia que o dispositivo de camuflagem era uma nova tecnologia e que ninguém o tinha além dos Romulanos. Kirk e Spock até falam sobre se uma coisa assim é teoricamente possível. Isso não parece encaixar com o que vimos em Enterprise. Já passamos por um par de naves stealth. Mas, de novo, os Sulibans têm acesso a todo tipo de tecnologia do futuro que Kirk e Spock não conhecem… mas isso abre uma caixa de vermes sobre linhas do tempo alternativas e eu não vou entrar aí!”

Fonte: TrekWeb