Entrevista com William Shatner, Parte II

Na primeira parte da entrevista exclusiva do site oficial com William Shatner, o ator falou basicamente de seu documentário, “The Captains”. Agora, nesta segunda metade, Shatner discute sobre morte controversa de Kirk em Star Trek VII: Generations e alguns de seus projetos. Veja também uma rápida entrevista de Bill ao Vulture, onde deu mais detalhes sobre o que achou dos entrevistados em “The Captains”. 

Se você tivesse uma outra chance em Star Trek: Generations, você ainda assim concordaria em deixar Kirk morrer? Ou, se você concordasse com isso, pelo menos, queria uma morte mais apropriada para o personagem icônico?

“Eu seria muito mais corajoso em sugerir, ou exigir, seria uma palavra melhor, uma saída mais imponente para este herói. Por razões que não consigo entender em mim, eu lhe permitiu ter um fim ignominioso. Eu não tenho certeza quais foram as razões políticas para isso, mas eu não tinha conhecimento (das implicações) em um nível mais amplo, até mais a frente.”

Vamos passar para seus outros projetos atuais. Você gravou um novo CD, Searching for Major Tom, o qual você faz a performance na inspiração New Age, principalmente nas canções heavy-metal acompanhadas por músicos como Johnny Winter, Brad Paisley, Haynes Warren, Peter Frampton, Zakk Wylde, Toots (de Toots e os Maytals) e Ernie Watts. Como é ter todos juntos?

“Isso vai ser uma das melhores coisas que já fiz ou digna de uma grande gargalhada. Não tenho muita certeza de qual. Eu acredito que é o primeiro, e eu vou manter meus dedos cruzados até que você e outras pessoas na platéia façam um julgamento final sobre o assunto.”

Seu próximo livro é intitulado “Regras de Shatner: Seu Guia para Compreender o Shatnerverse e o Mundo em Geral”. Você escreveu com Chris Regan e vai sair até o fim do ano. Que tipo de livro é?

“Isso vai ser divertido e perspicaz. Eu acho que você vai dar muitas risadas e talvez ganhar um insight ou dois. É uma autobiografia. Regras de Shatner e Searching for Tom Maior serão lançados no mesmo dia.”

Foi anunciado que vai aparecer, como ator convidado, na série de televisão Psych, fazendo o estranho vigarista pai de Maggie Lawson, a detetive Juliet O’Hara. Você está nisso, certo?

“Sim, eu terminei o trabalho. E eu também fiz uma propaganda para eles na Comic-Con, quando eles tiveram sua hora lá. Eu me diverti muito filmando o episódio, em Vancouver. É uma peça divertida e estou sendo elogiado.”

Poderia ser um personagem recorrente?

“Eu não sei. Isso é com eles.”

Creation Entertainment realizou recentemente um fim de semana de convenções em Nova Jersey e você surpreendeu a multidão, por dois dos três dias, falando com os fãs, os concessionários e os clientes como parte de uma série de documentário chamada proposta Addicts Fan. O que está acontecendo nisso?

“Estamos montando o filme agora, enquanto falamos. Vou ter uma versão de 10 minutos do que nós gostaríamos de fazer, e então vamos apresentar para as pessoas na rede. Meu objetivo (com Addicts Fan) é contar a história das convenções do ponto de vista dos fãs, e não apenas as convenções de Jornada, mas a muitas convenções que a Creation Entertainment coloca. Eles colocaram 50 ou mais convenções por ano (incluindo shows para Crepúsculo, Supernatural e Stargate SG-1) e eu gostaria de cobrir 13 deles e mostrar o ponto de vista dos fãs.”

Quando você era criança, você nunca olhou para frente e pensou em ficar mais velho, sobre ter 60, 70, 80  e mais além?

“Não, eu nunca pensei além dos 15, na verdade.”

Nós conversamos com o aposentado Leonard Nimoy, há alguns meses. Eis o que ele disse sobre você e seu ritmo louco: “Ele tem essa grande necessidade de estar trabalhando, trabalhando, trabalhando, trabalhando, trabalhando. Eu perguntei-lhe, por vezes, por isso, e eu não tenho certeza de que nós nunca realmente chegamos a uma resposta muito clara do por que ele querer tanto trabalho”. Então, o que é que te leva a isso? Por que não apenas descontrair e relaxar nesta fase da sua vida?

“Eu só tenho esta oportunidade para criar tanta coisa. Eu amo isso.”

Ao Vuture (via TrekMovie).

Qual foi a motivação para dizer: “Ei, vamos fazer um filme sobre eu falando com todas as outras pessoas que fizeram capitães em Jornada?” 

“Provavelmente a especulação ociosa. Eu não sei, foi apenas uma idéia que ocorreu, e parecia um bom pensamento, parecia um pensamento comercial, para que eu pudesse encontrar uma maneira de consegui-lo financiado.”

Até que ponto você conhecia os outros atores quando se aproximou deles?  

“Não muito, dificilmente, apenas um aceno respeitoso, quando eu ia vê-los. E até mesmo Patrick (Stewart), o qual jantei com ele várias vezes, nós conversávamos, e tivemos uma ligação, mas eu não o conhecia muito bem, e o que eu descobri foi que eu fiz agora cinco amigos, porque nesse dia ou nos que passamos juntos, vimos um no outro um espírito que nós identificamos … a devoção de ser um ator, a todo custo. Você sabe, exceto por Chris Pine, todo mundo se tornou um ator quando jovem com grande sacrifício, para uma série de críticas de seus familiares e amigos.”

Em geral, o filme parece encontrá-lo em um humor reflexivo, e antes que você estivesse prestes a virar 80 anos, você disse que estava chocado por isso. Tem esse sentimento preso com você?

“Oh sim, com certeza. Eu escrevi uma música em que uma das linhas diz assim: “Eu sinto as asas esvoaçantes da morte”. E é verdade. Eu as sento. E por isso estou ansioso para cumprir um monte de coisas antes que eu seja incapaz disso.”

Vida longa e próspera ao velho Bill.

A entrevista completa está aqui.

Fonte: Star Trek.com e Trek Movie