Bjo Trimble, a fã que salvou Jornada

Milhares de fãs se encontram todos anos em convenções para comemorarem mais um ano de existência de Jornada nas Estrelas, mas a verdade é que nada disso seria possível, se não fosse pelos esforços iniciais de John e Bjo Trimble. Quando a NBC parecia estar à beira de cancelar a série original, os Trimbles conceberam uma campanha popular para salvar a série, o que resultou em uma terceira temporada. O Star Trek.com conversou com Bjo Trimble, que falou sobre seu amor pelo sci-fi e como ocorreu a lendária campanha das cartas.

Bjo Trimble e seu companheiro foram protagonistas de uma campanha de fãs jamais vista até hoje e copiada por outros aficionados de séries scifi. Com o objetivo de despejar no estúdio “um milhão de cartas para salvar Jornada nas Estrelas”, eles entraram em contato com autores de ficção científica, outros admiradores do gênero e com o apoio de Gene Roddenberry incentivaram os apreciadores de Kirk, Spock e Cia a escreverem cartas pedindo a NBC que renovasse o programa. O apelo deu resultado e milhares e milhares de cartas chegaram ao Departamento de Publicidade da emissora, deixando atônitos os executivos. Ela também foi autora de livros baseados na franquia como The Star Trek Concordance, On The Good Ship Enterprise: My 15 years With Star Trek. Também foi uma das principais forças por trás da campanha de cartas que pediu ao presidente Ford para mudar o nome do primeiro ônibus espacial para Enterprise.  

Seu envolvimento em convenções sci-fi começou bem antes de Jornada. Como isso aconteceu? E nos dê uma noção do que você estava envolvida no início.

“Minha primeira convenção foi a Chicon II em 1952. Eu estava no hospital com uma orelha infectada quando vi uma pequena sinopse da Astounding Science Fiction sobre uma convenção de fim de semana do Dia do Trabalho, em Chicago. Na convenção, eu conheci um monte de outros animados fãs, incluindo este homem de óculos jovem que acabara de vender seu primeiro conto. Ele parecia ter gostado de mim e propôs sair comigo no ato. Eu disse obrigado, mas não. Seus amigos me garantiram que Harlan Ellison realmente queria dizer casamento, e eu assegurei-lhes que eu realmente queria dizer não.”

“Eu também conheci Robert Bloch, Wily Ley, Agust Derleth e vários outros escritores naquela convenção maravilhoso. Eu era viciada em fandom de ficção científica. Desde que eu virei uma artista e cartunista, editores fãs rapidamente engajaram me no maravilhoso mundo dos fanzines, onde eu desenhei as capas e o interior para publicações de fãs. Também fiz uma ilustração ocasional profissional, também. Mais tarde, John e eu organizamos e dirigimos o World Science Fiction Art Show em Worldcons por muitos anos. Que mostra que ainda está forte.”

Como e quando é que Jornada entrar em sua vida?

“John e eu estávamos indo para Tricon em Cleveland, 1966, para configurar o Art Show. Uma amiga estava organizando com um desfile de moda futurista, mas ela teve apendicite e o projeto foi para mim. Na convenção, o pessoal envolvido com o evento me disse que tinha prometido a um grande produtor de TV de Hollywood que ele poderia colocar três dos seus trajes no meu desfile de moda, mas como estávamos tão apertados de tempo, eu disse não. Nenhum de nós tinhamos nenhuma idéia de que série ele estava se rteferindo, ele estava estreando três episódios em Tricon, mas que ainda não tinham sido transmitidos. Um pouco mais tarde, este homem colocou suas roupas da série: dois modelos de “Mudd’s Women” e uma de “What Are Made Of Little Girls?”. O resultado foi que fizemos amizade com Gene (Roddenberry), e depois visitamos o set de Jornada com bastante frequência, quando todos voltaram para a Califórnia. Gene ficou emocionado por saber que os fãs tinham gostado de sua série uma vez que todos em Hollywood estava apostando que não iria durar muito tempo.”

“Na verdade, houve uma campanha organizada por Harlan Ellison e outros escritores de ficção quando Jornada foi ameaçada no final da primeira temporada. O impulso principal deles foi salvar o programa de TV que realmente comprou scripts de escritores que conheciam o assunto, nos quais os fãs não muitos estavam envolvidos. Os detalhes são nebulosos sobre o que aconteceu, mas a NBC, pelo menos, não cancelou a série naquele momento, por isso deve ter funcionado.”

“Toda essa campanha de “Save Trek” foi culpa de John. Fizemos uma visita ao set de Jornada, quando os rumores eram de que a série seria cancelada no final da segunda temporada. Assim, nós assistimos os atores fazerem suas atuações muito bem na frente da câmera, então esse fim nos deixou deprimidos. Em nosso caminho para casa, John disse: “Deveria haver algo que pudéssemos fazer!” Agora, ele estava casado comigo tempo suficiente para saber melhor sobre o que eu pensava. No momento em que voltávamos para casa, traçamos um plano básico de ação. Então chamamos Gene Roddenberry para ver se concordava com esta idéia. Gene havia dito que  comentou isso com sua equipe que ficou maravilhada se houvesse alguma forma para chegar aos fãs e obter seu apoio. Então as coisas começaram a acontecer.”

“Mas todas as notícias na época eram sobre o Movimento de Libertação das Mulheres e da “dona de casa pouco se manifestar”, então a mídia tinha pouco interesse em um homem na frente disso. Repórteres focaram em mim em vez de John. Para minha tristeza, a John raramente foi dado o crédito disso pelos, fãs que tão bem merece por sua participação na retomada de Jornada que conhecemos agora uma realidade.”

O que você apreciou mais sobre a série original de Jornada?

“A abordagem adulta para as histórias, em vez do padrão “não é um alien feio, vamos matá-lo!”, história que era tão comum. Jornada apresentou “o alien feio como uma mãe amorosa”, e trouxe uma reviravolta surpreendente. Também gostei do sentimento de maravilha apresentado de forma adulta, além de os personagens tridimensionais.”

Muitos de nós sabia que o Star Trek Concordance seria o nosso guia de referência único e verdadeiro de Jornada por muitos, muitos anos. O que você lembra mais da montagem do livro e da reação a ele na época?

“Concordance começou com uma jovem senhora tomando notas em episódios como eles eram vistos. Eu comecei a ajudá-la. Quando ela tinha caixas de sapato cheias de cartões de índice, sugeri que montássemos uma espécie de fanzine enciclopédia. Mas ela começou a demorar muito e perdeu o interesse. Quando finalmente produziu o fanzine Concordance, eu fui tola em dar a jovem todo o crédito da escrita, que não foi inteiramente verdade. Para publicações posteriores do livro, ela não teve crédito em todos. John e eu produzimos a primeira edição publicada para fã em uma impressora offset em nosso porão. Se você comprasse uma cópia e passasse a estar na cidade, você teria que vir a nossa casa para recolher o seu próprio livro. Um dos motivos do atraso foi o afastamento de Gene Roddenberry de sua própria série na terceira temporada. O novo produtor não gostava dos fãs e se recusou a deixar-me ter qualquer acesso aos scripts. Então, o Presidente Eisenhower morreu antes do episódio final ser exibido, mas não foi ao ar até a abertura da temporada que foi relançada mais tarde. Então, tivemos que esperar até lá para fazer anotações sobre esse episódio final, em seguida, imprimir um suplemento da terceira temporada.”

“A reação dos fãs foi aproximadamente a mesma que acontece em qualquer coisa sobre Jornada hoje: alguns fãs adoraram a Concordance, outros odiaram. Algumas de suas críticas foram válidas, mas para outros simplesmente era ciúme porque não tinham pensado na idéia. Posteriormente, trabalhei em várias versões dos próprios fãs, mas Mike Okuda foi o único que nos deu crédito para a nossa pesquisa pioneira sobre o assunto.”

Vamos entrar mais sobre a campanha Save Star Trek. Levar nossos leitores mais jovens de volta para o que estava acontecendo com a série, com a NBC, etc, e o que você e John fizeram para ajudar a alterar o curso de Jornada e da história do entretenimento.

“Antigamente, quando apenas três redes controlavam quase toda a transmissão de TV, a NBC tinha um estrangulamento, nas séries de TV que colocavam no ar. Um censor da NBC estava lendo todos os scripts e passava por cima de todos os trajes com um olhar suspeito. Por alguma razão, o alto escalão da emissora foi convencido de que um vislumbre do umbigo iria arruinar totalmente a moral da juventude americana. Considerando o que está na Internet hoje, soa positivamente vitoriano.”

“A NBC via Gene Roddenberry como alguém imprevisível – e eles estavam certos. Gene foi tão iconoclasta (potencial para superar as adversidades) quanto alguém que poderia sair fora a qualquer hora, e ele sofreu uma quantidade justa de pedradas e flechadas, devido à sua implacável tendência de  forçar os limites. A NBC também estava convencida de que Jornada foi vista apenas por idiotas obsecados de 12 anos, sem poder de compra. Eles conseguiram ignorar o fato de que pessoas como Isaac Asimov, um múltiplo PhD, e uma infinidade de outros intelectuais gostavam da série. Então, é claro, os executivos estavam sempre à procura de razões para cancelar o que eles não confiavam ser sucesso. Eles usaram errôneos números de índices de audiência do Neilson para “provar” que Jornada estava falhando muito, e decidiram cancelá-lo. Os fãs decidiram tomar uma atitude, e nós fizemos muito bem, muito obrigado! Tão bem que a NBC entrou, no horário nobre, e fez um anúncio do tipo “Jornada não foi cancelada … então por favor parem de escrever cartas.”

“Isso tudo foi feito antes da Internet. Só os muito ricos possuíam computadores, muitas grandes empresas, com seus computadores de trabalho. Nós mimeografávamos as cartas e enviávamos por correio para endereços que tínhamos de convenções sci-fi, livreiros e até mesmo algumas cartas de fãs de Jornada que Gene nos ajudou a obter do serviço de correio que a Paramount contratou. O conteúdo tinham as orientações para as cartas, e pedia a cada pessoa escrever uma carta e depois passar as informações pelo menos para mais 10 pessoas, pedindo-lhes para escrever uma carta e passar a informação também. Assim foi que nasceu a Regra dos Dez.”

“Havia uma outra anomalia estranha da TV: na década de 1960, qualquer série que não teve três temporadas nunca foi relançada. Assim, com três temporadas da série original na lata, ela poderia entrar em relançamentos. Alega-se que Jornada nunca foi relançada fora do syndication, em lugar algum do mundo, por todos estes anos. Salvar a série original significava outra série, depois outra, e assim por diante. Em seguida, os filmes e mais filmes.”

É excitante ou irritante que vocês não estejam na comemoração do 45 º aniversário de Jornada?

“Não muito emocionante ou irritante para nós, no momento. Não ter sido uma parte de qualquer das comemorações de aniversário anterior, e não ser parte de qualquer das comemorações do 45 º aniversário. A Paramount certamente nunca iria reconhecer que nós ajudou a manter o estúdio solvente. Nós não fomos convidados para nenhuma das convenções de fãs ou outros eventos deste aniversário, também. Portanto, estamos apenas interessados como ​​observadores como mais um aniversário que passa.”

Bem, nós do StarTrek.com estão cientes do papel importante que você e John tiveram na história de Jornada. Somos gratos por seus esforços e asseguramos que os fãs mais jovens estão ouvindo a história agora de você …

“Estamos muito satisfeitos em sermos capaz de atingir tantos novos – e não tão novos – fãs de uma vez para dizer que ainda somos Trekkers, ainda desfrutamos do fandom, e gostamos muito de contar a nossa história para todos. Gostamos tanto que, de fato, que pretendemos tornar bloggers convidados da StarTrek.com  paracompartilhar nossas histórias favoritas de Jornada.”

Pós-Série Clássica, quão perto você acampanhou seguiu ou não acompanhou as séries posteriores e os filmes e, claro, o recent de J. J. Abrams?

“Muito perto, e com grande interesse. Nós apreciamos muito A Nova Geração, e Deep Space Nine realmente gostei – que ainda é uma das nossas séries favoritas – assistimos mais de Voyager, mas não nos acostumamos tanto e, sinceramente, pensei que a Enterprise não foi nem perto de ser Jornada. Nós nos sentimos mal por esses atores, que trabalharam tão duro contra um fluxo de corrente de más decisões e scripts impraticáveis. Dos filmes, alguns foram muito bons, alguns realmente horríveis. Os poderosos estão convencidos de que nunca deve usar qualquer pessoa familiarizada com Jornada para scripts, dirigir ou qualquer um desses detalhes de produção. Eles dizem que o que é realmente necessário é fazer com que roteiristas e diretores não ligados a Joranda “apelem para o público não-Jornada”. Que, naturalmente, eles acham que ambos os Trekkers e não Trekkers ficaram longe um do oputro”.

“É claro, estamos sempre perguntando o que pensamos do filme de Abrams. Achamos que ele fez muito bem, embora nós estamos um pouco cansados ​​de vilões carecas, tatuados em casacos de couro longo. Entendemos que os personagens de quadrinhos e a música em alto volume é considerado necessário para favorecer as crianças. Ainda assim, há algum desenvolvimento de personagem encantador que adoraria ver em filmes futuros. O que mais gostei sobre o filme Abrams é que é aberto todo o tempo de Jornada em várias outras dimensões. Os fãs ficaram chateados com as mudanças no cânon, tais como Uhura beijando Spock. Bem, no tempo de Jornada que estamos mais acostumados, eles nunca se reuniram. Neste tempo alternativo, eles fizeram isso. Sugerimos que os fãs tentem envolver suas mentes para lerem muito mais viagem no tempo-sci-fi!”