Uma atualização de Star Trek 2 por J. J. Abrams

A continuação de Star Trek está muito próxima do início das filmagens. Em uma nova entrevista ao site Collider, o diretor e produtor J.J. Abrams deu mais alguns detalhes sobre a logística de produção, o começo das gravações já nesta quinta-feira e sobre a decisão de filmar para o formato 3D. Ele também falou sobre o vazamento recente quanto a escolha de Benedict Cumberbatch. Veja os detalhes a seguir.

Enquanto promovia sua nova série pela Fox, Alcatraz, num evento no TCA, J.J. Abrams respondeu as perguntas do Collider sobre a sequência de Star Trek, que começa a ser rodado nesta semana.

Com Star Trek 2 começando a produção, como você vai equilibrar isso com Alcatraz?

“Começaremos a filmar Star Trek na quinta-feira, então eu tenho que dar atenção a isso! A verdade é que esta série, eu não criei, eu sou um produtor dela. Felizmente, com as pessoas com quem eu trabalho, o que eu venho tentando fazer é ajudar, seja lendo os scripts, dando notas, dando sugestões de cortes, fazendo a música tema, e jogando com a série e colocando-a em execução. Mas, a verdade é que, estando fazendo Star Trek ou não, esta é uma série que vai sempre ser dirigida por Jennifer [Johnson] e Dan [Pyne]. Isso não é algo que eu, de repente, possa me afastar e não haverá execução. Eles estavam carregando a bola, não eu.”

Você está filmando Star Trek 2 em 3D, ou você estará convertendo-o mais tarde?

“Nós estamos filmando em película, e a razão para isso é que eu queria fotografar em anamórfico, e você não pode filmar 3D em anamórfico.”

Você planeja usar o lens flares novamente, e você já pensou sobre como vai afetar o 3D ao convertê-lo mais tarde?

“Eu tive algumas pessoas brincando comigo nisso. Sim, nós fizemos alguns testes. Não fizemos só testes em lens flare, mas fizemos testes em 3D. Nós realmente convertemos um pedaço do filme original (Star Trek 2009), que pareceu muito bom. Essa foi a coisa que me fez sentir que, talvez, ficasse legal. Mas, eu não queria filmar digitalmente.”

Mas, será em 3D?

“Ele será convertido, para aqueles que querem vê-lo em 3D. Mas, eu queria combinar com o visual do primeiro e filmá-lo anamorficamente.”

Porque a popularidade do 3D decaiu, você está preocupado com a viabilidade comercial de 3D?

“Eu não lutei pelo 3D. Era algo que o estúdio queria fazer, e eu não queria fazê-lo. E então, quando eu vi o primeiro filme convertido em seções, achei que ele realmente pareceu muito bom. Então, eu achei legal fazê-lo, contanto que eu pudesse filmar do jeito que eu queria, em anamórfico, e depois convertê-lo. Assim, aqueles que querem vê-lo em 3D, que parece muito legal, podem vê-lo, e aqueles que querem vê-lo em 2D podem fazer isso também.”

Além de ter um dos melhores nomes para o filme, o que causou-lhe escolher Benedict Cumberbatch?

“Nós estávamos procurando por alguém com o curriculum impressionante (risos). Essa foi a chamada de elenco. Nós sempre pedimos por alguém mais impressionante, e Benedict Cumberbatch apareceu, então nós concluimos: – Você está no elenco!”

O que fez dele o seu vilão?

“Quem disse que ele é o nosso vilão?”

O que fez você querer escolhê-lo [Benedict Cumberbatch]?

“Ele é um gênio. Honestamente, ele é simplesmente um ator incrível. Se você já viu o seu trabalho em Sherlock, ele simplesmente tem habilidades incríveis. Ele é um ator de teatro formidável. Ele fez um trabalho maravilhoso (no palco), em Frankenstein. Ele é brilhante. Você tenta escolher as pessoas que são grandes. Nós tivemos sorte.”

Será que você olhou para um monte de gente para esse papel?

“Claro.”

Ele foi uma escolha imediata?

“Eu adorei seu trabalho e achei que ele era perfeito para o que precisávamos. Nós tivemos apenas muita sorte.”

A decisão de não usar qualquer um do elenco original desta vez foi uma decisão fácil ou difícil de tomar?

“Foi consequência apenas do que a história do filme precisava. Com tudo isso, você apenas reage ao que está tentando fazer e ao que a história está tentando dizer.”

Quanto tempo vão durar as filmagens?

“Quatro meses. Quase tão longo quanto o primeiro. Talvez um pouco menos.”

É seguro dizer que este novo filme de Star Trek está totalmente em seu próprio universo, avançando sem qualquer alteração na linha do tempo?

“Sim. Eu acho que o trabalho do primeiro filme era apenas para estabelecê-la. Eu não quero revelar nada, mas eu diria que o trabalho que tínhamos no primeiro filme era apenas estabelecer um nova linha de tempo, afinal. Com este filme, em vez de ter que ficar sobre os ombros da série original, nós construímos uma plataforma para nós, em relação ao último filme, para contar esta história.”

Fonte: TrekWeb