Pensamentos de Nimoy sobre o filme

nimoy STIDUma breve, e surpreendente, aparição no filme foi de um velho conhecido dos fãs. O ator Leonard Nimoy, que, supostamente, havia se aposentado. Sim, estamos falando de Spock Prime, como agora é conhecido, mais uma vez teve sua participação. O site Star Trek.com  conversou com Nimoy alguns dias depois do filme estrear nos EUA, que nos deu seus pensamentos sobre esta nova produção e como foi que aceitou fazer outra ponta. Spoilers.

O fato é que a presença de Nimoy foi guardada com sucesso por muito tempo por Abrams. Claro, havia sussurros, rumores nas redes sociais, mas ninguém sabia ao certo  se isso era verdadeiro, ainda mais com Nimoy tentando desmentir em suas mensagens no twitter.

Agora você poderá saber um pouco mais dessa sua presença no filme e porque ele estaria disposto deixar sua aposentadoria novamente para trabalhar com Abrams.

Você gostou de participar das festividades na premiere de Los Angeles de Além da Escuridão?

Nimoy: Ah, foi muito divertido, muito divertido. Eles tinham uma multidão gigantesca. Eles estavam muito entusiasmados. Eu tinha muita gente da família comigo, e todos nós gostamos.

O que funcionou melhor para você no filme? 

Nimoy: É difícil não apreciar este filme. Há muito de um passeio de emoção acontecendo. As relações entre os personagens são ótimas. Os atores são maravilhosos. Estou particularmente orgulhoso de Zachary Quinto por causa da minha ligação com o personagem Spock. Acho que Zachary fez um trabalho maravilhoso. Mas eles são todos fantásticos.

Como aceitar que você está na linha de tempo alternativa e coisas tais como a destruição de Vulcano, o romance-Uhura e Spock, no filme, um caucasiano Khan?

Nimoy: Eu levo tudo na esportiva. Eu não sinto que tenha qualquer investimento pessoal nisso. Estou definitivamente investido no que acontece com o futuro do personagem Spock, como ele é interpretado e como ele é retratado. Eu acho que um bom trabalho está sendo feito com isso e estou muito orgulhoso. Estou muito feliz de estar ligado com esse trabalho e Zachary e eu somos bons amigos. Eu o admiro. Acho que ele faz um trabalho maravilhoso. Quanto à linha do tempo e da história que estão em causa, eu não tenho um grande investimento nisso.

Como fez J.J. Abrams se aproximar de você sobre fazer uma ponta?

Nimoy: Ele apenas disse: “Você viria para alguns dias e fazer-me esse favor?”

Você deixou de fazer uma ponta no filme de A Nova Geração, Generations. O que fez você dizer sim a isso agora?

Nimoy: Esta ponta em Além da Escuridão era sobre o personagem Spock. A ponta em Generations não era sobre o personagem Spock. Era só alguém chamado Spock dizendo algumas linhas que não tinham nada a ver com Spock. Não era sobre o personagem afinal. O personagem foi apenas usado para dizer algumas linhas que precisavam ser ditas sobre a exposição da história. Sugeri a eles que poderiam ter essas linhas e dar-lhes a outros membros do elenco e ninguém saberia a diferença. E isso foi exatamente o que eles fizeram. Assim indiquei-lhes como era claro que não se tratava de Spock. Tratava-se de outra coisa. Então, eu só não deixei seguir. Não havia nenhuma necessidade para eu estar lá. Esta história (do novo filme) emprestou-se à idéia de que Spock (Zachary Quinto) entraria em contato comigo para pedir informações.

Qual a sua opinião sobre a função da cena dentro do filme? 

Nimoy: Torna-se bastante claro com quem Kirk, Spock e o resto deles estão lidando. Estou dizendo-lhes, por experiência pessoal (na série original), exatamente o que estão lidando. Até que ponto há alguma ambigüidade, pois o personagem (Khan) é tão inteligente que não se sabe quais são suas reais intenções (nesta linha de tempo). Por isso serviu a esse propósito. Isso deixa muito claro que a partir de agora eles sabem que estão lidando com um maníaco.

Foi sua cena filmada na Paramount? Na Sony? Na Bad Robot?

Nimoy: Foi filmada na Bad Robot. Eu dirigi-me para lá, e J.J. dirigiu a cena.

Você ficou espantado que não houvesse fotos escondidas? Que o segredo foi mantido por tanto tempo?

Nimoy: Fiquei muito satisfeito que tenha funcionado dessa maneira. Fui convidado outra vez para estar no filme, e consegui evitar responder sem mentir. (Risos)

Nós acreditamos que você rapidamente disse que não, na verdade. 

Nimoy: Eu disse “não”? Talvez eu estivesse confuso. É claro que, falando assim, se você vai me perdoar, logicamente, eu não sei se estaria no filme até que eu vi o filme (depois da edição).

Seja honesto, você acha que já vestiu orelhas pontudas de Spock esta última vez ou você ainda está no tipo nunca-diga-nunca?

Nimoy: Uau … Isso é impossível de responder. Eu não sei. Eu não sei o que J.J. vai fazer. Eu o considero um amigo muito bom. Eu acho que ele fez uma grande coisa para Jornada. Sou muito grato a ele. Todos nós lhe devemos muito. Quando alguém vem como ele fazer isso, pegar e eleva-lo, devemos ser gratos. Então, quando J.J. me chama, eu levo a sério a chamada.

Você vai vir para Nova York no próximo mês para apoiar a peça Vincent, que vai passar no Leonard Nimoy Thalia Theatre em 14 e 15 de junho. O que te excita sobre essa produção? 

Nimoy: Eu vi esse ator, Jean-Michel Richaud, dar esse desempenho algumas vezes na Costa Oeste. Ele é realmente maravilhoso no papel. E eu vou estar fazendo Q & A após três performances.

Última pergunta. Se J.J. Abrams ligar para você e dizer: “Venha estar em Star Wars”, o que você diria?

Nimoy: Oooh. Ooooh, isso não seria divertido? Eu adoraria.

Você não acha que a galáxia seria implodida se Spock desempenhasse um papel em Star Wars?

Nimoy: Não, não. Eu acho que iria funcionar maravilhosamente. Eu acho que seria ótimo trabalhar. Eu acho que seria uma ótima idéia, e alguém deveria dizer isso a ele.