Lindelof fala sobre evolução do script

Em uma entrevista exclusiva com o site TrekMovie, o co-escritor e produtor Damon Lindelof falou mais uma vez sobre Star Trek XII. A entrevista abordou o segredo por trás do filme, o plano da equipe para “deixar rolar” mais detalhes, suas esperanças para um teaser trailer ainda na Comic-con, e a evolução do script durante a filmagem.

Houve um monte de coisas relatadas sobre a sequência de Star Trek recentemente e vocês têm uma política de não comentar isso, eu não vou perguntar. Mas, não parece ser uma abordagem diferente para Jornada do que acontece com muitos outros filmes, como Superman e Batman. Quando eles montaram o seu elenco apareceu esse cara Zod, ou esse Bane, etc. Mas vocês ter uma abordagem diferente e não vão sequer confirmar quem está fazendo o personagem. Por que isso? Existe algo único para Jornada ou é uma coisa de J.J.?

Damon Lindelof: Em primeiro lugar, concordo com o que você está falando em termos de Superman, como Russell Crowe está fazendo Jor El ou Michael Shannon é Zod. Mas na verdade eu sinto que Christopher Nolan não faz isso. Eu não tenho nenhuma idéia de quem Joseph Gordon-Levitt está fazendo em Dark Knight Rises, eu não sei quem Marion Cotillard está interpretando. Eu sei quem Anne Hathaway está fazendo e quem Tom Hardy está fazendo, mas esses são papéis principais e ainda estamos um ano distantes e eu acho que nosso desejo de ser secreto é realmente apenas impulsionado por um calendário em que o filme estreia um ano a partir de agora e nós não queremos inundar os Interwebs com confirmações. Queremos deixar um pouco de ar de mistério e intriga em torno do filme. Porque tanto quanto as pessoas clamam por informação, eu realmente fundamentalmente acredito que elas não querem saber. É a modulação entre “Eu sei que meus presentes de Natal estão no armário de meus pais e se eu abri-los eu posso ver o que vou ganhar”. Mas, na manhã de Natal quando você vê esses mesmos presentes debaixo da árvore, você sabe o que está dentro e há uma parte de você que desejava que você não desse uma espiada. Portanto, cabe a nós bloquear o armário.

Apenas citando Prometheus por um segundo. Depois de cruzar a linha de onde há muita informação por aí, não há como voltar atrás. Então, ou você está em um espaço do tipo “Eu gostaria de saber mais informações sobre essa coisa” ou agora você está em um espaço onde sabe demais. É realmente difícil de parar no ponto certo. Estamos sempre indo para o lado do “Eu gostaria de saber mais”. Essa sempre foi a marca J.J. desde o início e algo que sempre fez sentido para mim. Eu quero estar vendo os Vingadores e não saber se há Skrulls. Esse é o jeito que eu gosto de contar histórias para consumir a cultura pop.

Então você acha que em abril de 2013, haverá comerciais na TV, assim como com Prometheus, e nesse ponto ele será confirmado que está fazendo o papel no filme? Ou você manterá o segredo até o fim?

Damon Lindelof: É impossível seguir todo o caminho (do segredo) até o fim. Agora estamos na fase um, que você não viu nada. Ninguém sabe de nada. Há imagens de paparazzis, de Benedict e Zachary lutando entre si, mas aquelas não são imagens que escolhemos para liberar e, portanto, temos de reconhecer que elas são de conhecimento de todos e nós não estamos felizes com isso, mas não vamos contextualizá-las, porque nós não colocamos esse material lá fora. Uma vez que há algo lá fora – com um teaser trailer provavelmente a primeira coisa – então haverá coisas para falar. Você começará a ver esses personagens em um determinado contexto.

Falando de mostrar as coisas, você mencionou que esperava mostrar algo na Comic-Con neste verão, qual será o próximo? Teaser trailer?

Damon Lindelof: Eu não vou confirmar nem negar isso. Nosso sentimento é que se podemos reunir alguma coisa que seja digna de mostrar neste cronograma, então nós certamente vamos mostrá-la. Mas, se está abaixo do padrão ou não está pronto ou necessita de mais pós-produção, então ninguém na Comic-Con vai querer ouvir-nos dizer “hei isso é muito provisório, mas queríamos mostrar uma coisa”. Precisamos dar o melhor de nós mesmos. Nós apenas produzimos a fotografia principal, como você sabe e a Comic Con é em meados de Julho, por isso é um calendário agressivo. Estamos vendo se dá para ir ou não.

Uma das maiores diferenças com a produção deste filme foi que você não teve que lidar com uma greve dos roteiristas. Houve alguma entrevista – com Zach [Quinto] – sobre como o script “evoluiu” durante a filmagem desta vez. Então, quão substancial foi essa evolução? E isso está vindo de J.J. ou mais dos atores?

Damon Lindelof: Isso funcionava mais no modelo de televisão. O que não se alterou desde o momento em que começamos até o dia em que estivemos filmando foi o que havia nas cenas do filme. Então aqui está uma cena na ponte e Spock, Kirk e McCoy estão discutindo. Essa cena ainda está no filme, mas quando chegamos a três ou quatro dias antes de filmar essa cena, ficamos sentados na vila de vídeo falando sobre isso, por vezes, uma questão é levantada por J.J., às vezes por Alex [Kurtzman], Bob [ Orci] e eu dizendo o que sentimos. Ou, agora que estamos assistindo a relação desenvolver desta forma, dizendo que precisamos ajustar aqui. Ou se trata dos atores que são – além de ser super talentosos – realmente marcados para a história. Eles fazem perguntas muito boas. Assim, temos uma conversa e a reescrita pode ocorrer. Isso aconteceu uma grande quantidade de vezes ao longo das primeiras seis semanas de filmagens. Nesse ponto, há um pouco do efeito de viagem no tempo quando você está reescrevendo. Se você estiver filmando uma cena que ocorre na página 65 e reescrevê-la, você tem que reescrever o que a precede de modo que valha a pena algo no início do filme e então você tem que reescrever o material que vem depois porque há um efeito cascata.

A maioria das coisas que fizemos – eu diria que 85% do roteiro começamos reescrevendo uma vez – tudo isso era baseado nos personagens. Era tudo sobre o relacionamento entre os personagens. Material de diálogo. Amplificação dos conflitos. Pegando as amizades e relacionamentos. E 15% eram relcionados a produção. Orçamento ou tempo relacionado. Não precisamos desta cena? Podemos viver sem essa cena? Onde mais podemos jogar essa informação, etc, etc. Então, houve, definitivamente, mais reescrita no set, desta vez, mas se não tivesse havido uma greve, eu acho que nós teriamos feito isso da última vez.