Cawley e os novos episódios de Star Trek: Phase II

james-cawley-2.jpgEmbora o fanfilm Star Trek: Phase II (antigo New Voyages) tenha ficado mais conhecido pelo uso de grandes nomes de Jornada, convidados para seus episódios, o produtor James Cawley disse que o foco agora retornará ao elenco corrente da série e que Enemy: Starfleet e Child mostrarão a nova etapa dessa produção independente. 

De acordo com o produtor, a série continuará a convidar atores e atrizes conhecidos do universo da franquia para participações especiais no fanfilm, mas a ênfase maior estará sendo novamente sobre o trio Kirk, Spock e McCoy. “Começando com Blood and Fire (que teve a atriz Denise Crosby como convidada) uma das determinações era de ser sobre Kirk, Spock e McCoy. E isso vai ao máximo com Enemy: Starfleet”, disse Cawley. “Estou feliz por trazer de volta a Jornada tradicional, mas isso torna as coisas mais difíceis para mim, como um ator. Sempre teremos estrelas convidadas, essa é a característica da série, mas a ponto de fazermos coisas como as que fizemos com (George)Takei ou (Walter) Koenig, eu creio que não se repetirá mais”.

Outra característica básica da nova fase do fanfilm é a mudança no visual. A começar pelos designs interiores da nave e em parte do vestuário. Essas mudanças serão um híbrido de elementos da série original e do primeiro filme no cinema, como os phasers portáteis e os uniformes brancos contra radiação, além de novos cenários, que misturam os trabalhos de Matt Jefferies com a tecnologia digital.  

enemy-starfleet.jpgConforme disse Cawley, essas mudanças ficarão mais visíveis no próximo episódio da série, intitulado Enemy: Starfleet, o qual tem a atriz Barbara Luna (tenente Marlena Moreau) em uma participação especial. O roteiro, escrito por Dave Galanter e Patty Wright, conta a história de uma nave da Federação que foi considerada perdida por 18 anos e ressurge nas mãos de uma alienígena renegada, Alersa. O episódio foi dirigido por Ben Tolpin, que faz também o personagem Spock.

The Child será o próximo episódio dessa produção independente, ainda em fase de planejamento final. Segundo Cawley, espera-se que as filmagens se iniciem logo após o término de Enemy: Starfleet, em outubro. The Child foi escrito originalmente por Jon Povill durante a Fase II de Gene Roddenberry, que utilizou parte de sua história para a série A Nova Geração. Povill, agora, está reescrevendo o roteiro para uma adaptação a Star Trek: Phase II e conta a história da estranha gravidez da deltana Ilia, personagem de Jornada nas Estrelas: O Filme. Uma vez que esse personagem não faz parte do elenco regular, terá de ser interpretada por uma atriz convidada. O problema para Cawley é encontrar alguém que esteja disposta a raspar a cabeça para fazer o personagem.

Star Trek: Phase II ainda não disponibilizou em seu site a primeira parte de Blood and Fire, que poderá ser mostrado, assim como a sua parte final, na convenção Shore Leave em Baltimore. Quanto aos episódios Enemy: Starfleet e The Child, estes serão lançados somente em 2009.

Fonte: TrekToday e TrekMovie

Edição: Nívea Doria