Starfleet PADD

Nos últimos dias, a comunidade trekker fã de gadgets ganhou um mimo bem interessante para adicionar a sua coleção — o Starfleet PADD, uma app para o iPad que simula um tablet federado com a interface LCARS. Vamos a uma breve avaliação deste novo produto licenciado de nossa franquia favorita.

Criada em finais dos 1980 por Michael Okuda para uso em A Nova Geração, a interface LCARS sempre chamou a atenção do público por sua elegância e simplicidade, e como oferecia uma uniformidade visual muito bem vinda para a tecnologia federada retratada em tela nos episódios, e não é surpresa que tenha sido mantida em uso pelas equipes criativas por três séries inteiras e quatro dos filmes.

De uns tempos para cá, a LCARS ficou datada devido aos avanços reais em tecnologia de informação e interfaces, mas inegavelmente ela adiantou tendências que agora podemos encontrar de forma corriqueira, como os tablets de utilização por toque. E é aqui que se encaixa este novo produto relacionado a Jornada nas Estrelas, o Starfleet PADD (identificado como Star Trek PADD na iTunes Store). Basicamente, se trata de uma app enciclopédica sobre o universo da franquia para o iPad, e consequentemente consegue reproduzir a experiência de uso que os personagens em A Nova Geração tinham em utilizar os chamados PADDs, o equivalente federado dos nossos tablets atuais.

Aplicativos que simulam a LCARS já existem a um bom tempo, na realidade. Desde sites na Internet de meados dos 1990, passando pela versão em CD-ROM da Star Trek Enciclopédia, até apps não-oficiais que também procuravam simular a interface, sempre houveram opções para se experimentar a LCARS, mas sem dúvida o “look and feel” da Starfleet PADD deve ser um dos que melhor simula a experiência de um verdadeiro tablet federado. O app é muito bem acabado, e conta com toda a biblioteca de efeitos sonoros relativos a interface, incluindo é claro a voz de Majel Barrett-Roddenberry como voz do computador federado.

No quesito conteúdo, a app tem uma tarefa mais difícil, que é se posicionar como uma enciclopédia sobre Jornada nas Estrelas em uma era não só de websites dedicados a franquia, mas também de fontes como a Wikipédia e o Memory Alpha, que contam com vasta quantidade de informação. Neste aspecto, a Starfleet PADD mostra ter uma boa quantidade de verbetes, ainda que cada um deles não é tão detalhado como os de outras fontes. Mas para a consulta casual e rápida tirada de dúvida cumpre bem a tarefa, incluindo o uso de hiperlinks e capacidade de busca entre os verbetes.

Segundo os créditos da app, toda a informação constante nele é a considerada canon per políticas tradicionais da Paramount para isto, ou seja, ter estado em episódio e filmes de ação real, não incluindo nada do universo expandido. Informações sobre a nova cronologia iniciada no filme de 2009 estão limitadas a informações gerais de fichas dos personagens d’A Série Original (a mesma distinção é feita para as versões TAS dos personagens). Segundo a desenvolvedora ArcTouch, o conteúdo de dados da app será constantemente atualizado e aprimorado para incluir mais informação.

A única forma de visualização é com o iPad em modo paisagem, certamente devido a necessidades de simplificar o seu desenvolvimento, mas não é nada que comprometa a experiência. Também se mostrou uma app bastante estável, em momento algum ficando lenta ou tendo quaisquer problemas — ainda que me seja um mistério a razão de ela ter nada menos do que 190MB de tamanho, e mesmo contando com toda a informação offline é um tamanho que não parece justificar (não há vídeo em lugar algum da app até onde pude encontrar, e não há tanto áudio que a tornasse tão grande).

A app também tem seus diferenciais, como um modo simples de “screen saver” que fica alternando entre algumas telas genéricas em LCARS caso a app fique aberta mas sem uso. Incluso também existem modos de acesso ao Twitter e Facebook, mas nada que substitua apps dedicadas para estas redes sociais, pois o uso está bastante relacionado a elementos de Jornada nas Estrelas nestas redes.

No todo, uma app bastante divertida. Para aqueles que contam com um iPad, se você quiser apenas brincar um pouco com a interface LCARS, talvez a etiqueta de preço de 4,99 dólares não ofereça muito custo-benefício, considerando a existência de outras apps com a interface, ainda que não oficiais. Mas se você sempre quis ter uma enciclopédia sobre Jornada nas Estrelas que fizesse uso real da interface LCARS, então a app é compra muito recomendada.