Em entrevista, Braga volta a criticar Voyager

Em entrevista à edição desta semana da Cinescape Magazine, o produtor e roteirista Brannon Braga voltou a causar alvoroço entre os trekkers ao criticar novamente Jornada nas Estrelas: Voyager.

Mais uma vez, ele revelou a insatisfação em ter trabalhado na quarta série do franchise por tanto tempo. No artigo, diz que [Rick] Berman apareceu com a concepção de Enterprise durante a sexta temporada de Voyager, época em que já dizia estar sem idéias para outras histórias.

Mas a nova polêmica está no fato de o produtor dizer que, embora se orgulhe de alguns trabalhos, havia muitos episódios ruins no seriado. Segundo ele, o mesmo aconteceu no último ano de A Nova Geração.

Desde setembro do ano passado, ele já falava abertamente do quão cansado estava ficando com relação à ambientação de Jornada no século 24. Em entrevista à SFX Magazine daquele mês, foi-lhe perguntado se estava animado com a nova série [Enterprise]. “Você está brincando? Com certeza. Eu precisava de algo novo, algo fresco. Como roteirista, eu não acho que poderia ter escrito mais uma linha de diálogo para Voyager. Eu já estava farto do século 24″, respondeu.

Mas críticas não são dirigidas apenas ao modo de se contar as histórias.

Na matéria da Cinescape, Braga revela que não aprova a idéia de 26 episódios por temporada de Jornada. “Há séries que posso citar em que todos os episódios são ótimos, mas são séries que você verá apenas na HBO, que produz poucos por temporada. Não gosto de fazer 26 episódios por ano, mas a decisão não é minha. De fato, faria 13 como em The Sopranos. Não posso imaginar esse tipo de luxo”, disse.

Ele também tratou especificamente da reclamação dos fãs internautas com relação à continuidade. Braga disse que ele e Berman estão bem a par da continuidade nas séries e que não estão tão por fora de Jornada quanto alguns trekkers pensam. “Estamos bem a par disso, e trabalhamos duro. Cometemos alguns erros, mas nada grave. Eu leio todas essas coisas na internet, esses ‘pornógrafos da continuidade’ como gosto de chamá-los, embora não tenha inventado o termo. Essas pessoas honestamente pensam que Rick e eu somos idiotas! É óbvio que sabemos que Archer não fez o primeiro contato com os Ferengis. Picard foi quem fez. Os únicos que os vêem são Trip, T’pol e Archer, e nunca descobrem quem eles são. Eles são ‘aqueles caras de aparência estranha’ e nunca mais são encontrados, então você pode se divertir com a continuidade”!.

Quanto ao medo de alguns fãs de que o universo de Jornada seja reescrito, Braga deixou uma indicação; ele disse que não tem idéia de por quanto tempo ainda quer trabalhar no franchise.