Entrevista com o diretor Ralph Senensky

O diretor Ralph Senensky acabou de completar 89 anos, mas apesar da idade avançada suas memórias são cristalinas quando o fazem lembrar do tempo em que dirigiu alguns episódios da série original. Em entrevista ao Star Trek.com, Senensky fala dos bastidores da série, do encontro com Gene Coon, das dificuldades de produção, das razões de sua demissão durante filmagens de um episódio.

Ralph Senensky dirigiu seis episódios de Jornada, todos da série original: “This Side of Paradise”, “Metamorfose”, “Bread and Circuses”, “Obsession”, “Return to Tomorrow”, ““Is There in Truth No Beauty” e parte do clássico “The Tholian Web”. Mas ele realmente ficou sem aparecer nos créditos em “The Tholian Web”.´Saiba o porque a seguir.

Você dirigiu um punhado de episódios de um relativamente popular programa de sci-fi, uma coisinha chamada Jornada nas Estrelas, na década de 60. Aqui estamos, mais de 40 anos depois falando sobre isso …

Senensky: Valeu a pena ter dirigido “This Side of Paradise” e “Metamorphosis”. Dos outros, eu só desconto “Return to Tomorrow”. Aquele simplesmente não funcionou. No meu site, quando eu comecei, eu disse que, apesar de ter feito Jornada após seis anos de carreira, eu escolhi iniciar meu site falando sobre Jornda porque essa é a série – mesmo tendo feito tantas outras – se você pesquisa no Google o meu nome, você pensaria que eu passei toda a minha carreira trabalhando em Jornada. Eu não tenho certeza se fiz qualquer contribuição específica para Jornada além de dirigir algum episódio bom. Naquele período acredito que Jornada estava quase no final da primeira temporada, e as coisas estavam muito bem definidas. Então foi só uma questão de entrar e fazer o meu dentro dessa arena.

O que você lembra da recepção desta primeira chamada telefônica para dirigir Jornada? Você estava originalmente escalado para dirigir um episódio diferente da série, certo? 

Senensky: Exatamente. Recebi um telefonema do meu agente dizendo que tinha um pedido para que eu viesse a Jornada. Eu estava interessado? Eu disse, “com certeza”, e assim eles me reservaram. Eles me mandaram o roteiro de “The Devil in the Dark”. Era um roteiro de Gene Coon. Eu conhecia Gene porque eu dirigi dois episódios de Wild Wild West, que ele produziu. Foi em dezembro, então eu ia voltar para Iowa para passar o feriado com minha mãe e minha família. Depois que eu voltei, recebi uma notificação do estúdio, e eles me mandaram o roteiro de “This Side of Paradise”. Eles disseram que mudaram os episódios. Eu nunca soube por que eles mudaram.

De qualquer forma, eu li o roteiro e fiquei desapontado porque “The Devil in the Dark” era um script sombrio e ele era diferente das coisas que eu havia feito. “This Side of Paradise”, exceto pelas as coisas de ficção científica que aconteceram, foi uma história não muito diferente de outras coisas que eu já tinha feito. Mas fui em frente e quando eu entrei, ele realmente provou ser muito, muito, muito bom, valeu a pena fazer. Leonard (Nimoy) e Jill (Ireland) foram maravilhosos, como foi todo o elenco. Era o material que, como eu digo, com que estava bem familiarizado.

O que se destaca para você mais sobre a filmagem?

Senensky: Várias coisas. Uma delas foi o Jerry Finnerman, o cinegrafista, que estava maravilhoso. Gostei de muito do que foi feito no local. Eu comecei no trabalho de locação fazendo Route 66 e Naked City, e gostei disso. Eu gostava de trabalhar em um estúdio, mas eu realmente gostava de ficar fora, e “This Side of Paradise” apenas adaptou-se bem para estar no terreno que encontramos para fazer isso.

Em seguida foi “Metamorphosis”. Você disse que este é realmente o seu favorito dos que você dirigiu. Por quê?

Senensky: Número um, o script. Eu achei que o roteiro foi absolutamente maravilhoso. Foi também por Gene Coon. Pelo que me lembro Gene Coon simplesmente não parecia ser um autor. Ele não apresentava esse tipo de sensibilidade que a sua escrita tinha manifestado. Era apenas um script, muito profundo e cena após cena tinham muitos ângulos. Era um roteiro complexo. Então, visualmente, tivemos dois estágios de som, um para a Enterprise e outro para os cenários de balanço. Estes estúdios de som eram, no final, na Desilu e não foram legais. Eles não se comparavam com o tamanho dos cenários e material que eu estava trabalhando na Metro, a Warner Bros, exceto pelo estúdio de som para a Enterprise, os cenários preenchiam o estúdio inteiro. Então, bem próximo havia um outro estúdio, onde faziam o trabalho exterior.

Como eu disse, não eram grandes palcos, mas Jerry Finnerman queria dar a sensação – que o episódio precisava – de estar em um planeta realmente deserto. Ele queria dar-lhe espaço. Jerry recomendou utilizar a objetiva de 9 milímetros, o olho de peixe, que eu não estava familiarizado. Eu ainda era bastante novo para filmagens. Então, ainda estava aprendendo. Utilizou-se o olho de peixe, e o resultado final é que há filmagens onde parece que a nave é um campo de futebol, quando era realmente de apenas cinco passos. Se Glenn Corbett era para se deslocar de sua posição pela câmara para a nave, era de cinco ou seis passos longos. Jerry decidiu fazer um céu roxo, que ficou bonito. Ele acrescentou nuvens, o que fizemos com os fumadores de abelhas. Foi um cenário muito, muito criativo. O cenário da Desilu – e era um pequeno estúdio – havia uma grande atmosfera para trabalhar.

Em seguida veio “Bread and Circuses…” 

Senensky: Esse foi o primeiro episódio que aconteceu após a notícia repentina de que a Paramount, proprietária da Gulf & Western, tinha comprado a Desilu. Eles estavam agora no comando, e toda a abordagem para as filmagens teve uma grande, profunda reviravolta. Herb Solow, o chefe de produção da Desilu, ainda estava por perto, mas ele não era mais o homem no comando. Doug Cramer da Paramount estava no comando. Eles vieram com a mentalidade empresarial, a atitude corporativa. Estava sendo paga uma certa quantia pela NBC para a série. Até então, Jornada, como a maioria dos programas de televisão, não tinha medo de ir um pouco acima do orçamento, imaginando que, se pudessem construir uma temporada de cinco anos, então eles teriam algo para enviar para o syndication, e que iriam ganhar o seu dinheiro lá. Mas o importante era fazer um bom trabalho que iria levá-los a uma renovação e mantê-los no ar por cinco anos.

Bem, tudo isso mudou agora. Antes, tínhamos uma chamada de preparação às 7 ou 7:30 da manhã para uma filmagem às oito horas. Nós filmávamos até 7 horas da noite. Se você tivesse que passar por cima, você iria passar por cima. Nós não costumávamos passar do horário. Gene Coon me disse, quando cheguei para fazer meu primeiro episódio, que tinha uma agenda de seis dias, mas que alguns dos episódios que fez foi para um sétimo dia. Então, eles foram em média de seis dias e meio por episódio. Isso tudo mudou. Agora, a ordem número um dos escalões superiores da Paramount é que os episódios seriam feitos em seis dias.

Isso só trouxe uma grande pressão. Havia apenas um sentimento diferente na empresa, basta saber que o que estava lá e que estavam pairando. Eu acho que afetou o trabalho. Nunca fiquei muito satisfeito com o que eu fiz depois de “Metamorphosis” em comparação com o que eu fiz nos dois primeiros episódios. Mesmo quando você estava trabalhando duro, havia uma tensão, e é difícil estar tenso quando você está fazendo um trabalho criativo.

Depois de “Bread and Circuses”, dirigiu “Obsession”. Seu principal convidado foi Stephen Brooks como Garrovick e você estava trabalhando com um enredo intrigante que mistura Moby Dick e uma história de romance policial …

Senensky: A filmagem foi muito agradável. Eu acho que o roteiro era muito apertado. Acho que Gene Coon havia deixado já, mas ele tinha acabado de sair, e eu senti que ele ainda tinha uma grande entrada no script. Poderia até ter reescrito muito dele. Para mim, não se classifica nos dois primeiros lugares com “Paradise” ou “Metamorphosis”, mas é apenas logo abaixo. Stephen Brooks era um talento maravilhoso. Eu conheci Steve pela primeira vez em 1963, quando ele era um ator regular em The Nurses, em Nova York. Um ano ou mais depois que ele veio para Los Angeles e era um regular em The FBI para as duas primeiras temporadas.

Fizemos Jornada no ano seguinte e depois trabalhei com ele mais uma vez, na década de 1970, em uma série médica sobre a Colômbia que não demorou. Alguns anos atrás, depois que eu comecei meu blog, eu recebi uma carta de uma senhora que disse que havia encontrado ele e disse que era um homem muito triste. Ele morreu aos 57 anos de problemas cardíacos.

O próximo episódio que você fez foi “Return to Tomorrow.” Esse não está entre seus favoritos …

Senensky: No meu site, onde eu falo sobre meus episódios de Jornada, eu não falo sobre o mesmo. Nós trabalhamos duro para isso. Eu tinha Diana Muldaur, com quem eu havia trabalhado várias vezes, e ela era uma senhora maravilhosa. Deu Leonard a chance de aparecer, de romper com Spock e, basicamente, reproduziu este outro personagem que estava usando o corpo de Spock. Mas havia algo sobre o roteiro que eu só não acho que funcionou. Eu li uma vez, recentemente, que o autor original e Gene Roddenberry tiveram uma abordagem muito diferente e uma interpretação diferente do que o roteiro era, e que Gene fez um pouco da reescrita, a tal ponto que o escritor original tirou o seu nome e usou um pseudônimo.

Você teve Diana Muldaur novamente como sua protagonista no próximo episódio, “Is There in Truth No Beauty”. Quantas vezes naqueles dias esse tipo de coisa aconteceu?

Senensky: Isso quase nunca acontecia em Jornada. Eles tinham uma regra contra isso. Em algumas séries, como O Fugitivo, como o FBI, eles traziam de volta qualquer ator, a qualquer hora. Se os produtores gostassem de você, ou o diretor gostasse de você, você estaria quase garantido para voltar uma vez por ano. Em Jornada isso não existia. Quando chegou a hora de escolher alguém para Miranda Jones para este episódio de Jornada, eu me lembro da verificação em torno de Jessica Walter. Eu trabalhei com ela antes, mas ela não estava disponível. Verificamos outras pessoas e pareceu não haver ninguém. Eu disse, “Bem, por que não colocamos uma peruca preta em Diana Muldaur e trazê-la de volta?” Eles gostaram dela e eu adorei trabalhar com ela. Eventualmente, quando não encontramos ninguém, eles dizem sim.

Este episódio também deu-nos a história infame do IDIC …

Senensky: Sim, foi. Tivemos um grande problema, no primeiro dia. Estávamos fazendo uma cena de jantar, eu acho, que seis ou sete pessoas, incluindo Leonard, Diana, Bill, Doc, Scotty, Frankham David (que fez Marvick). Leonard usava um broche, um IDIC. Chegamos no estúdio, prontos para gravar, e Leonard e Bill disseram que não queriam fazer a cena porque sentiam que era uma promoção para o IDIC, que era algo que Gene Roddenberry tinha projetado. Eles achavam que ele estava fazendo isso para promovê-lo, para que ele pudesse vendê-lo. Leonard chamou Fred Freiberger, o novo produtor, para se opor e ver se algo poderia ser feito. Nada foi feito. Fred Freiberger se recusou a fazer qualquer coisa.

Leonard então chamou Gene Roddenberry, Gene veio para o cenário. Passamos a manhã, a manhã completa, todos nós, sentados em círculo, mas os que falavam eram Bill e Leonard e Gene. Gene estava defendendo o IDIC e dizendo que isso não era uma promoção, que ele não estava fazendo isso para vender. Os meninos insistiram que sentiam que era comercialização. Gene acabou concordando em reescrever, e eu perdi a manhã. Essa cena não ficou disponível até Gene reescrevê-la. Então, eu produzi a cena e, felizmente, Diana e David não sabiam metade do que acontecera, e eles fizeram um trabalho notável, porque era uma grande cena, grande e pesada.

Você mencionou “A Tholian Web.” Você dirigiu cerca de metade dela antes que Fred Freiberger o afastasse. O que aconteceu com esse episódio? 

Senensky: Durante a preparação, recebi um telefonema do meu agente que Gene Coon estava produzindo It Takes a Thief na Universal, e queria que eu fosse fazer essa série. Eu adoraria tê-la feito, mas havia uma sobreposição e eu não iria acabar com “The Tholian Web”. Então eu tive que baixar o volume. “A Tholian Web” não era uma história tão dirigida ao personagem como eu gostava de fazer. Foi boa, apesar de tudo. Eu poderia fazer esse tipo de série, mas eu prefiro mostrar que foram baseados em personagens e suas relações. Isso não era o tipo de série, mas eu estava interessado em fazê-la. Segunda de manhã cheguei ao estúdio para fazer a seqüência com os quatro homens – Kirk, Spock, McCoy e Chekov. Eles estariam em roupas prata espaciais, passando para a outra nave, a qual ia ser a duplicação da Enterprise, onde eles descobrem que toda a tripulação está morta. Eles vão através de seção em seção e simplesmente encontram corpos e cadáveres em posições estranhas, muito violentas.

Chegamos ao estúdio e o problema era que a equipe de filmagem estava lá às 8 horas, e estávamos prontos para filmar, mas não havia nada para filmar, porque não havia trajes espaciais. Descobri que os quatro tinham sido chamados para o estúdio no domingo para a primeira prova nos trajes. Na manhã de segunda-feira, eles foram ainda ajustá-los. Uma vez que eles tinham provado, teve a questão de terminá-los, porque eram de prata claro, muito apertados. Não havia nenhuma maneira de poder colocar um zíper, nenhuma maneira de poder colocar um colchete de pressão. Então as roupas tiveram que ser costuradas (nos atores). Nós nos sentamos em torno de meio dia, apenas esperando. Eventualmente, no final da manhã, a roupa de Shatner foi concluída e assim eu fui capaz de encontrar dois ou três lugares onde tinha um close de Shatner para cenas que não tinha encenado ainda.

Amigos vieram me visitar e fomos na porta ao lado para visitar o cenário de Missão Impossivel, onde Ruth Roman estava trabalhando, e eu já tinha trabalhado com ela em duas ou três coisas. Então nós passamos algum tempo lá, e então veio a tarde, e fomos trabalhar e fizemos o melhor que podíamos. Em seguida, teve um outro problema, a partir de 13:00 até ao fim do dia. Os caras tinham que ir ao banheiro. Quando eles íam para o banheiro significava que tinham que ser costurados a partir de seus trajes espaciais, faziam o seu negócio, voltavam, e eram costurados nas roupas espaciais. Essa é a maneira que nós tivemos durante o dia e, no final do dia.

É quando o verdadeiro problema começou …

Senensky: No dia seguinte, continuamos trabalhando. Houve algumas filmagens de produção, coisas na sala de engenharia, filmagens com ação, violência que estava acontecendo por causa de tudo o que estava no ar afetando as pessoas. De qualquer forma, nós tínhamos até terça-feira. Fizemos até quarta-feira. No final da mesma quarta-feira, fui chamado ao escritório de Fred Freiberger e disseram que eu estava sendo substituído, porque eu não tinha trabalhado na metade do dia. No dia seguinte, o The Hollywood Reporter e Variety tinham notícias que diziam sobre a minha demissão. Fui emitido pelo escritório de Doug Cramer.

Gene Roddenberry foi chamado diretamente e ficou profundamente pesaroso. O que isso significou para você?

Senensky: Sim, ele ficou. Foi bom ouvir isso. Eu estava ciente de que Gene não estava envolvido na decisão. Eu também sabia que Gene, por este ponto, não ficoi tão feliz com a maneira como as coisas estavam funcionando. E acho que antes do final do ano, ele também estava para abdicar. Por causa dos dois artigos que circularam, eu não trabalhei durante meses. Era como se eu estivesse, de repente, em uma lista negra. Eu não trabalhei até o final do ano, quando Jimmy Komack de The Courtship of Eddie’s Father me chamou para falar comigo sobre fazer essa série. O chefe do estúdio era Herb Solow, que havia movido a Desilu para a MGM quando a Paramount assumiu. Herb fez questão de vir até o cenário me ver e me dizer que quando Jimmy perguntou sobre me usar, Herb disse: “Eu não disse não.”

Alguma vez você falou com Herb Wallerstein, que substituiu você em “The Tholian Web” e recebeu todo o crédito para o episódio?

Senensky: Não. Não, não, não. Eu fui para o Director’s Guild (sindicato dos diretores). Eles queriam ouvir o meu lado da história. Eu dei a eles. A única coisa que eu disse foi insistir que eu queria a minha parte dos créditos, mas eu não quero meu nome no episódio. Meu nome não está no episódio, e não esteve até que a Internet veio e fiz o meu nome começar a ficar ligado a ele.

Você já assistiu o episódio completo?

Senensky: Eu não assisti por muito tempo. Eu provavelmente assisti uma vez e então evitei por muitos e muitos anos. E eu tenho visto desde então.

Você dirigiu inúmeros episódios de outras séries em toda a sua carreira. Se alguém lê este artigo e quiser verificar alguns de seus trabalhos não-Trek, o que você poderia indicar?

Senensky: Naked City. Route 66. Os Waltons. Dr. Kildare. Twilight Zone. The Courtship of Eddie’s Father. The Paper Chase. Eu fiz o piloto de Dinastia. Fugitive. 12 O’clock High, o primeiro ano, em preto e branco, antes ABC decidir transformá-la em espetáculo para as crianças e à cores. Eu fiz um monte de episódios, também. Mas esses são os que eu gosto.

O que você faz hoje em dia?

Senensky: Eu estou vivendo uma vida maravilhosa de aposentado. Alguma vez você já esteve em Carmel-by-the-Sea? Você deve vir aqui. És uma pequena aldeia, uma parte da Península de Monterey. É uma pequena cidade de 4.400 habitantes, mas a maioria das casas na cidade são segundas residências, de modo que há talvez 2.000 pessoas que vivem na cidade. Eu moro a 10 quadras da água e caminho até a praia todos os dias. Eu trabalho no meu site. Eu comecei com um blog. Um ano atrás resolvi refazer tudo com muito mais detalhes, e assim que o site começou em 7 de março. Isso me mantém ocupado e me mantém em contato com as pessoas.