O humor nos bastidores de Voyager

Segundo Patrick Stewart (capitão Jean-Luc Picard), tirar sarro dos colegas nos sets de uma série de Jornada é a forma como os atores evitam ficar loucos. Dando continuidade às suas matérias sobre a convenção “Voyager: The Return”, na Inglaterra, o site TrekToday postou algumas das revelações do elenco sobre o assunto.

Robert Duncan McNeill (Tom Paris) contou ao público sobre o modo interessante como tirou proveito de um resfriado particularmente ruim. Em uma visita à sala de maquiagem, conseguiu cola e outros materiais para criar uma trilha de muco ensangüentado saindo de seu nariz. Ele o colocou devidamente no lugar para filmar uma cena na sala de reuniões da Voyager e aguardou a reação do resto dos atores. A reação foi um tanto inesperada. Parece que o aplique era tão grande, nojento e realista, que todos no set ficaram constrangidos para contar-lhe a respeito.

Outra peça de Mcneill envolveu fazer o ator Garret Wang (Harry Kim) de bobo. McNeill explicou à platéia que Wang tinha um jeito particular de dizer suas falas. Ele as falava muito lentamente e prolongava as palavras, terminando suas frases em um tom muito mais alto. Durante uma cena particularmente intensa na ponte, Mcneill apostou U$50 com Kate Mulgrew (capitã Janeway) que poderia imitar a maneira como Wang falava. Prometeu que conseguiria imitá-lo durante toda a cena sem rir. Ele assim o fez e revelou ao público como o resto da tripulação na ponte despencou na gargalhada; Kate Mulgrew caindo de sua cadeira e Garret Wang pronto para matá-lo. “Não façam nenhuma aposta com Kate!”, McNeill alertou a platéia pelo fato de a atriz ainda dever os U$50…

Muitos dos atores falaram da história envolvendo o Sr. Tuvok e a filmagem de uma cena no episódio “Waking Moments”, da quarta temporada. Na cena, Tuvok aparecia pelado na ponte, numa ilustração do seu pior pesadelo. Para preparar a tomada, Tim Russ (Tuvok) visitou o departamento de apoio e procurou um implante bastante grande e realista, o qual afixou na parte inferior de sua anatomia. Sua aparência na ponte teve o efeito desejado no resto do elenco, que sorriu durante uns cinco segundos em frente à câmera antes de cair na gargalhada.

Robert Picardo (Doutor) contou ao público que a reação da tripulação vista na tela foi na verdade a reação ao “adereço” de Russ. “Quando ele entrou na ponte, não eu nem pisquei os olhos,” disse. “Pensei que como médico, já teria visto aquilo.”

Kate Mulgrew (Janeway) contou a história de sua guerra com Tim Russ. As filmagens tinham durado até tarde da noite e Russ estava entediado. Ele começou a se divertir jogando gotinhas de cuspe em Mulgrew, que estava envolvida em uma cena séria. “Faça isso mais uma vez e será um homem morto,” a atriz o avisou após várias tomadas arruinadas. Mas ele não a desapontou e ela começou a tramar uma vingança.

Uma visita a um assistente de filmagens e uma conta de U$50 garantiram acesso ao trailer do ator. Ela pediu a seu colaborador que removesse todas as peças de vestuário. “Você pode deixar uma meia,” instruiu. Mulgrew completou sua vingança roubando as chaves do carro de Russ e mantendo-as durante todo o fim-de-semana.

No entanto, quando retornou na segunda-feira seguinte, teve uma grande surpresa. O próprio Russ tinha conseguido acesso ao trailer dela e pendurou nas paredes várias imagens dele pelado, agachado e apontando para seu traseiro. A legenda das fotos diziam: “Você vai beijar isto!”

Nesse ponto da fala de Mulgrew na convenção, Tim Russ apareceu no balcão em frente ao palco principal. Ela extraiu com sucesso uma confissão dele. Disse que durante os sete anos de gravação o ator infernizou sua vida nos sets. “Algo muito estranho acontece com os homens tarde da noite depois de um longo dia de filmagens,” Mulgrew brincou.