Um review da edição # 4 de Star Trek Ongoing

A coleção em quadrinhos “Star Trek Ongoing” tem como objetivo recontar os episódios clássicos da série original, através da linha de tempo alternativa de Star Trek. A missão exploratória da USS Enterprise segue a saga de Kirk e Spock numa nova versão. Veja um resumo da 4ª edição, que traz o final do arco de “The Galileu Seven”. Temos também o escritor Mike Johnson revelando uma possível subtrama do filme. Contem spoilers.

Uma nave auxiliar danificada, um planeta habitado por criaturas primitivas e hostis, um Spock tendo de lidar com aspectos emocionais em confronto com sua lógica, um capitão Kirk desesperado para resgatar sua tripulação as voltas com um comissário impaciente, esses são os ingredientes para o clássico “The Galileu Seven”.

A edição #3 termina quando Spock e seus companheiros enfrentam um ataque de criaturas primitivas a sua nave auxiliar ainda impossibilitada de decolar, enquanto que Kirk se vê obrigado a suspender as buscas e seguir o regulamento da Frota, retomando o curso para o planeta Makus III.

A premissa dos quadrinhos segue o episódio original, mas algumas mudanças podem ser notadas. A primeira delas refere-se a aparência dos habitantes do planeta. Símios.

“Macacos?!”, gritarão os fãs mais conservadores. As criaturas do episódio original foram mostradas como macacos humanóides primitivos. Mas isso pode ser relevado, afinal esses seres primitivos do episódio original eram pouco visíveis, usando vestimentas felpudas e ficavam encobertos por névoas cenográficas. Os artistas se preocuparam em torná-los mais conhecidos como forma de mostrar a agressividade e o perigo que representavam.

Outro ponto de importância para a história e para o filme é a postura firme e decidida do capitão Kirk ao lidar com sucesso numa situação de crise com o alto comissariado da Federação. A preocupação do jovem capitão com seus tripulantes e a habilidade em andar no limite do regulamento mostra seu amadurecimento em relação ao final de Star Trek. Por outro lado, Kirk começa a usar o que mais o caracteriza, a capacidade de trapacear. Uma comunicação não-verbal com Uhura leva a oficial de comunicações a sair da ponte e da Enterprise, dando a deixa para Kirk usar da prerrogativa do “eu estou assumindo o comando”.

Aliás, por falar em Uhura, a tenente tem papel preponderante na história, dando um desfecho um pouco diferente do final original.

Após eletrificarem o casco da nave e espantarem os agressores, a nave Galileu Seven decola, com a ajuda técnica de Scott. Mas em razão da pouca energia, ela precisa se livrar de peso extra, equivalente a dois corpos, para entrar em órbita. Spock então decide abandonar o corpo de Latimer no planeta e descer ele próprio, tentar sobreviver até a chegada de um resgate. McCoy se mostra contrário, enquanto Boma se prontifica a ficar. Nesse meio tempo, Yeoman Rand que está no leme (outra personagem que tem um papel mais ativo) identifica uma outra nave auxiliar chegando. É Uhura.

Todos salvos, a Enterprise volta ao rumo de Makus III. Kirk trata de acalmar o comissário afirmando que Sulu calculou a chega no prazo estabelecido. Uhura se acusa de insubordinação, mas Kirk diz que colocará no relatório que ela estava sob ordens suas. Kirk ordena que ela fique confinada em seu quarto por algumas horas, na companhia de Spock.

Um final um tanto decepcionante e confuso para quem esperava ver um tema centrado em um Spock mais emotivo. A pergunta que me vem a mente é: Como diabos a Uhura conseguiu descobrir a Galileu se as outras naves e os sensores da Enterprise não conseguiram? Mas essa mudança pode significar um esboço para uma futura subtrama do próximo filme.

Num bate papo pelo Trek Movie, com o escritor dos quadrinhos, Mike Johnson, um dos internautas emitiu a seguinte opinião sobre o final, “Minha opinião sobre a situação da ‘Uhura resgatar Spock’ é que ela vai fazer Spock perceber que os riscos que tomou ou irá tomar puramente em seu nome (por causa de seu relacionamento) podem tornar-se inaceitáveis, no futuro, especialmente se outros membros da tripulação forem colocados em perigo.”

Ao que Mike respondeu, “Você bateu em um tema importante onde vamos seguir: como o personagem Spock evoluirá em relação a linha de tempo original, sobretudo tendo em conta a perda de Vulcano.”

A próxima edição recontará o episódio “Operation: Annihilate!” que parece trazer mais subtramas em relação ao novo filme, como disse Mike no site Trek Movie, “Espero que vocês gostem das edições 5 e 6. Vocês verão alguns elementos familiares, e algumas reviravoltas muito diferentes da linha de tempo original (Spoiler alerta: última página da edição # 5).”

O lançamento da 5ª edição está previsto para o dia 18 de janeiro de 2012. Aguardem o próximo review.