Laurence Luckinbill comenta sobre Sybok

Laurence Luckinbill interpretou um dos personagens mais controversos de Jornada. No filme Star Trek V: A Fronteira Final, ele fez Sybok – o irmão mais velho de Spock. Luckinbill passou a maior parte de sua longa carreira encenando em peças de teatros de todo o país, mas Sybok continua a ser um ponto de orgulho para ele quase 23 anos após seu lançamento. Em entrevista ao StarTrek.com ele falou sobre a franquia e seu personagem.

Como você conseguiu o papel de Sybok? É verdadeira a história de que os produtores tinham inicialmente preferido Sean Connery?

Luckinbill: Eu acho que isso é verdade (que foi oferecido a Connery fazer Sybok). Eu posso te dizer como eu consegui. Minha atuação em Lyndon causou isso. Bill (Shatner) me disse que estava assistindo televisão uma noite e ele disse: “Esse é o cara para fazer Sybok”. Eles olharam para a minha filmografia, sem a maquiagem de Lyndon, e Bill estava ainda mais convencido disso. Ele simplesmente decidiu, e Harve Bennett e outro produtor foram juntos com ele. Chamaram-me. Quando cheguei à Paramount para conversar com esses caras, não houve teste. Foi apenas uma discussão, uma conversa. Eu encontrei um cara esperando no portão (do estúdio) por mim com um carro para me levar para o bangalô onde estavam tendo a discussão. Isso é raro. Normalmente, você estaciona seu carro, vai a pé, encontra o lugar, então você entra e espera com os outros atores. Este foi um acordo especial. Eu entrei no carro, fomos a duas quadras dentro do estúdio, eu subi as escadas e sentei-me com Harve e Bill. Em cerca de 10 minutos eles disseram, “Você está pronto para entrar. Nós queremos você.”

O que você lembra das filmagens de Star Trek V?

Luckinbill: Eu lembro de tudo. Durou cerca de 20 semanas, uma filmagem longa. Bill e eu tinhamos nos encontrado várias vezes para discutir o personagem, e nós conversamos muito sobre motivação. O que era Sybok nisso tudo? O que ele estava fazendo? Por que ele estava fazendo isso? Nós tivemos grandes conversas em todos os lugares. Toda vez que ia falar ao telefone ou qualquer outra coisa, era sempre sobre ‘Nós vamos ter este significado nessa cena. Aqui está a cena, e é isso que ela significa”. Bem, o primeiro dia veio e nós estávamos em Mono Lake, que é um lago seco na costa do Vale da Morte, e eu fui para o cenário bastante cedo. Eram cerca de seis horas da manhã. Eu vi uma linha de caminhões e reboques de cavalos que se estendiam cerca de um quilometro e meio. Eu pensei: “Uau, isso é incrível.” Havia figurantes em todo o lugar, vestidos como aliens, em coisas estranhas. Era exatamente como você pode imaginar que Jornada seria.

Cheguei ao trailer de maquiagem e estávamos prontos. Fizemos um teste de maquiagem com as orelhas e uma peruca. Era a minha própria barba. Então, eles ajustaram tudo isso, e eu achei fantástico, na verdade. Eu fui direto para o cenário, porque estávamos prontos para tentar a primeira filmagem. Eu pude ver que o Bill estava muito preocupado. Havia provavelmente 250 pessoas esperando por sua palavra. Fui até ele e disse: “Agora, Bill, qual é a minha motivação?” Ele disse: “Cale a boca! Cale a boca! Eu não tenho tempo para isso agora. Está tudo acabado”. Ele me colocou em meu cavalo, Dolly, que não gostava de ser pintada de azul. Eu tive que cavalgar para o deserto, porque Bill tinha essa entrada grande para mim, que era como um passeio incrível ao estilo Omar Sharif através das ondas de calor sobre o camelo em Lawrence da Arábia. Tentamos algumas vezes, e depois houve aquele triste alienígena lá que precisava de ajuda.

Isso foi quando foi filmado o close-up de Sybok colocando a mão na cabeça do alien …

Luckinbill: E eu disse: “Deixe-me tirar sua dor”. O cara estava realmente concentrado, e suas lágrimas estavam fazendo a minha mão ficar molhada. Foi ótimo. Então tirei minha mão e Bill disse: “Agora sorri”, e eu meio que ri para o céu. Então eu achei que estávamos longe de um grande começo. Eu conheço um monte de gente criticando Bill pelo que ele não fez ou pelo que ele fez. Bill traz isso porque ele tem uma vida incrível e a vive de forma incrível. Mas eu achei absolutamente maravilhoso. Eu gosto do Bill e, até hoje, acho que ele fez um bom trabalho com esse filme. Ele é um dos meus favoritos.

Que conselho, se houve, Leonard Nimoy lhe deu sobre a reprodução de um Vulcano?

Luckinbill: Ele não disse uma palavra para mim por muito tempo, diferente de “Olá”, porque, eu descobri mais tarde, que ele tinha realmente pressionado para que este fosse um papel duplo, uma dupla função para ele. Eu não sei se isso é absolutamente verdadeiro. Essa foi a fofoca e eu soube disso pelos comentários, que Leonard queria fazer Sybok e Spock. Isso teria sido uma coisa tremenda, fazer isso, mas já que eles não eram gêmeos, me lançaram. Acho que Bill queria um ator independente, e ele estava certo. Nós éramos pessoas muito diferentes. O melhor elogio que recebi foi, nas últimas cenas, 20 ou 25 semanas mais tarde, quando Leonard olhou para mim e disse: “Sabe, você é ótimo nisso”. Eu achei que foi uma grande despedida.

Quem mais do elenco de Star Trek V você conseguiu conhecer?

Luckinbill: Meu cara favorito era DeForest Kelley. DeForest era um cavalheiro maravilhoso. Ele estava ao redor. Ele tinha feito coisas em Hollywood cedo. Ele tinha feito o curso de formação e foi preparado para o estrelato. Ele sempre acabava com a segunda parte ou terceira parte. Mas ele manteve sua equanimidade. Então nós descobrimos, é claro, que ele estava doente. Ele sabia disso e todos sabiam disso, e ele não ia durar muito mais tempo depois que o filme ficasse pronto. Ele e eu éramos grandes amigos e eu o admirava muito. Sua esposa (Carolyn) foi ótima. Eles faziam um grande par.

O que lhe interessou mais sobre Sybok como um personagem?

Luckinbill: Ele era um líder carismático e foi inspirado para ajudar o mundo todo. Ele queria aliviar toda a dor no universo. Isso era extremamente atraente. Então, o roteiro, eu achei brilhante porque o confrontou com a realidade do seu próprio poder, como usá-lo. O que você faz quando as escolhas são absolutamente o dilema? enfrentando o dilema – quando ambos os lados são ruins, de alguma forma para alguém, o que você faz? É a questão da liderança/poder supremo, e eu achei que foi muito bem escrito. Eu achei que foi escrita no sentido de que todo o negócio de escalar Yosemite e a camaradagem dos caras levou muita primazia e muito tempo do filme. Eu pensei: “Bem, esta parte não está recebendo tudo o que deveria, as cenas”. Para crédito deles, não cortaram as cenas, uma vez que começamos lá. Eles eram profissionais, profissionais excelentes. Harve Bennett e algumas das outras pessoas no set eram escritores maravilhosos, pessoas maravilhosas, bem como profissionais maravilhosos. Eu sei que é chato dizer tudo isso. Eu tive um momento maravilhoso. Eu amei Bill. Eu acabei gostando e me conectando com Leonard (Nimoy) após o filme. Eu ia para sua casa e saiamos juntos. Ele costumava ter eventos de caridade e sua esposa estava fazendo alguma coisa.

Leve-nos através das cenas de “compartilhar sua dor” e também os momentos de Sybok-vs-Sybok …

Luckinbill: A pergunta era: “O quanto séria seria a coisa de” partilhar a sua dor? Ele é uma farsa? Não é? “Eu não poderia perguntar Bill naquele momento. Nós discutimos o suficiente de qualquer maneira, e eu meio que sabia onde ele estava. O aspecto do entretenimento disso, é que eu não queria dar qualquer indicação, que poderia ser um charlatão, porque eu pensei: “Isso vai matar o filme imediatamente”. Então eu entrei profundamente sobre isso, e levei para toda a personalização que pude, todas as coisas que eu poderia trazer a ele a partir de minha própria vida pessoal, tentando ajudar as pessoas, querendo ajudar, não ser capaz de ajudar, então misteriosamente poder ajudar. Esse foi o trabalho que fiz sobre isso, e eu estou muito, muito orgulhoso deste desempenho. Acho que fiz um bom trabalho

Com relação a lutar comigo mesmo, havia um pouco de confusão porque naquele momento eles começaram a reescrever o final. Houve versões diferentes do monstro que estava em Sha Ka Ree. Eventualmente eles decidiram por um, mas era uma espécie de … não sei … um pouco de decepção para mim. Mas eu sou um empreendedor. Nenhuma dessas coisas me incomodou. Eu só mantive a caminhada, por assim dizer.

Seu rabo de cavalo parece ir e vir à vontade ao longo de Star Trek V. Sites sobre erros do filme têm um campo cheio. Você estava consciente no momento do que estava acontecendo?

Luckinbill: Eu estava ciente disso. A idéia que Bill tinha era que eu era este homem selvagem no início e depois, quando tenho o controle da nave, eu faria uma espécie de purificação Samurai cerimonial antes de ir para o planeta de Deus. Então, eu cortei meu cabelo, tirei o rabo de cavalo, por assim dizer. Então eles fizeram dois penteados para mim. Se houvesse um salto na história para frente e para trás, talvez teria sido justificado por algum tipo de sentimento flashback, mas na verdade, uma vez que eu tivesse o controle da nave e o venceria na luta … Após isso, eu teria o controle e que iríamos passar pela barreira e acabar descobrindo Deus. Para esta cena – Lembro claramente – eles deram-me uma túnica branca, ao invés da bege antiga e suja que eu tinha. Não era muito realista ou justificado ou motivado, mas era desejo Bill para ter Sybok visto diferente. É como, se Sybok trouxesse uma mala com ele, com um equipamento de reposição. Mas que roupa era aquela que eu usava a partir daí, na grande luta com o deus?

Eles fizeram um monte de testes, você não pode imaginar, muitos testes de maquiagem comigo, como o deus, eu mesmo, em várias fases de ser convincentemente satânico. Eu achava que eles deveriam ter encerrado isso, porque, realmente, a verdade psicológica é quando você fica cara a cara consigo mesmo e com o seu ego, e o motivo que você está fazendo não é o que você pensou que era, é por causa de uma motivação muito asquerosa, que é quando as pessoas mudam e tornaram-se iluminadas. Então, eu estava apostando por esse fim. Não foi uma batalha. Eu nunca faria algo assim. Foi apenas meu sentimento de que essas coisas seriam melhores. E eu achei que os testes foram bons. Em algum lugar, há todo um conjunto de fotos de mim em quatro ou cinco visões diferentes. Ele acabou tendo esse tipo de sentimento padrão de Jeová.

Alguns fãs adoram Star Trek V, muitos fãs não gostam. O que você acha da reação pela base de fãs?

Luckinbill: Fiquei surpreso e decepcionado que ninguém odiou o filme. Eu pensei que ele cairia no desgosto dos fãs pela antipatia do próprio Bill. Essa parecia ser a vanguarda da coisa toda, a necessidade de um castigo merecido para Shatner, blah, blah, blah, “Ele é muito arrogante”, isso e aquilo. Eu estava de acordo com um dos fluxos de comentário que disse que o filme estava em dois pedaços. Ele quebrou no meio com a comédia da velha guarda que tenta se aposentar e não é capaz, e brincando uns com os outros na floresta e cantando “Row, Row, Row Your Boat”, e a história séria do irmão de Spock, que está tentando alterar o universo. Senti que o movimento de poder da história (de Sybok) era, de longe, a parte mais interessante do filme, mas pode ser porque era a minha história.

No que você está trabalhando atualmente?

Luckinbill: Eu estou trabalhando em outras das minhas apresentações individuais, os meus shows pessoais. Por 25 anos, tenho representado grandes americanos no palco, e (explorando) as questões com que se confrontaram. Os shows têm sido extremamente populares, e eu não tive que esperar o telefone tocar, que é a maldição do ator, por um longo tempo. Então eu fiz uma peça e foi um sucesso muito grande para WNET em Nova York. Eu fui indicado para um Emmy.